Gerais

23/04/2019 Casos de dengue aumentam e Minas Gerais decreta situação de emergência

O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública. A decisão do governo foi anunciada nesta terça-feira (23) na publicação oficial do executivo estadual.

O decreto é válido por 120 dias e vai oferecer assistência a municípios na abrangência das macrorregiões de saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul do Estado. De acordo com o documento, 46,8% dos 301 municípios apresentam alta incidência alta ou muito alta de casos prováveis de dengue, com aumento significativo nas solicitações de internação considerando o mesmo período de 2018. Tal quadro é agravado ainda pelo atual déficit de leitos na rede pública de saúde.

A partir da publicação do decreto, o governo e os municípios ficam autorizados a adotar medidas assistenciais e administrativas necessárias para a contenção da epidemia, tais como a aquisição de insumos e materiais sem a necessidade de licitação. Ao todo, 93 prefeituras receberão recursos para reforço de despesas com pessoal - como contratação de agentes de controle de endemias e capacitações para profissionais na assistência hospitalar - e custeio e manutenção de atividades, como confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização e mutirões de limpeza de áreas prioritárias.

Números

Minas Gerais tem, em média, 1.256 casos de dengue por dia. De janeiro até essa segunda-feira (22) são 140.754 notificações. Em apenas uma semana, a quantidade de doentes subiu mais de 19 mil no Estado. Ao todo, 14 pessoas já morreram em decorrência da enfermidade e outros 57 óbitos são investigados no território.

Das 14 mortes causadas pela doença, seis foram registradas em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conforme o boletim epidemiológico divulgado ontem pela SES. Os outros óbitos foram em Arcos (região Centro-Oeste), Ibirité (Grande BH), Uberlândia e Frutal (Triângulo) e Paracatu e Unaí (Noroeste).

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus