Eventos

22/04/2019 Gastronomia local terá destaque na XIX Festa do Vinho de Catas Altas

A 19ª edição da Festa do Vinho de Catas Altas tem o produto gastronômico local e seus produtores como destaques. O evento de 2019 vai dar mais evidência ao vinho catas-altense, trazendo pratos elaborados para harmonizar com a bebida fabricada há mais de 120 anos no município.

No lindo cenário onde foram gravadas cenas da minissérie “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, a cidade celebrará o lançamento do programa “Harmonize com Jabuticaba”, incentivando o consumo do vinho e a geração de renda por meio do turismo gastronômico.

A proposta é redescobrir sabores locais e divulgar o que tem de melhor na gastronomia mineira, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos, como parte da cultura a ser preservada.

A prefeitura de Catas Altas iniciou em fevereiro deste ano, em parceria com o Senac Minas, o projeto “Turismo em Alta – Capacitando para o futuro”, que tem como objetivo a profissionalização e desenvolvimento do turismo local.

Os expositores gastronômicos do evento já estão participando de cursos e mentorias com chefs do Senac quanto à elaboração e montagem dos pratos a serem servidos no dia da festa.

Neste ano, o evento, que conta com atrações culturais, feiras que reúnem gastronomia e produtos artesanais, e concurso para eleger a melhor bebida da cidade, será realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio, na Praça Monsenhor Mendes.

Realização – A Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).

O evento foi criado para enaltecer a produção do vinho de jabuticaba, que é conhecido nacionalmente por sua qualidade, e para homenagear uma tradição que vem passando de geração em geração.

A Festa resgata uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho se transformou em uma nova opção de subsistência.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus