Casa

01/04/2019 Meses mais frios exigem cuidados especiais na arrumação da casa

Com a chegada dos meses mais frios do ano são necessários mais cuidados com a saúde, inclusive na limpeza da casa. Algumas práticas comuns no período, como manter as janelas fechadas, podem agravar os problemas respiratórios. Para não colocar a saúde em risco confira as dicas abaixo.

1. Casa arejada
Devido às baixas temperaturas, é comum fechar janelas e portas para impedir a entrada do ar frio. No entanto, a proliferação de vírus é favorecida em ambientes fechados, além do acúmulo de bactérias. O ideal é que a troca de ar ocorra, ao menos, uma vez por dia.

2. Cobertores limpos
O inverno é a estação de tirar os cobertores do armário e, muitas vezes, os fungos e bactérias vêm junto com eles. Para evitar que a alergia ataque, é recomendado lavar as peças logo no início da estação. Assim, elas estarão prontas para aquecer os dias mais frios sem prejudicar a sua saúde.

3. Panos úmidos
A limpeza da casa deve ser realizada o ano todo com frequência, porém no inverno esse hábito deve ser ainda mais cuidadoso. Uma dica é trocar os espanadores, vassouras e panos secos por panos úmidos e aspiradores. É importante tirar os móveis do lugar e remover a poeira, especialmente dos cantinhos (como rodapés), semanalmente para renovar o ar da casa.

4. Armários livres
Além dos cobertores, outras peças de roupa ficam armazenadas por muitos meses no guarda-roupa. Aproveite para tirar os casacos, blusas pesadas e outras peças, e fazer uma faxina, doando os itens que não estão sendo mais usados. Dessa forma, você desocupa espaço e, ao mesmo tempo, elimina os ácaros guardados. Assim como as cobertas, faça a higienização das roupas e das prateleiras com pano úmido.

5. Tapetes e cortinas
Essas peças devem ser lavadas com regularidade, pois também acumulam poeira e ácaros. Em um dia de mais sol, coloque tudo na máquina de lavar e deixe secar direitinho antes de devolver as peças em seus lugares.

© 2015 Tv Última Notícia . By Mediaplus