Cidades

28/03/2019 Santa Bárbara terá simulado de rompimento de barragem nesta sexta (29)

Nesta sexta-feira (29), às 15h, acontece no Município um simulado de rompimento de barragem, em virtude da elevação do nível de emergência da barragem Sul Superior, da Mina Gongo, localizada em Barão de Cocais, para 3, ocorrido no dia 22 de março.

Para preparação do simulado, a Defesa Civil, Vale e Município convidam para os treinamentos, disponibilizados em cinco pontos distintos, sendo eles, na praça da Estação, na rua da Praia (em frente à rua Levir Ferreira Gomide), na quadra do Tenente Carlos, na sede do Município; na Escola Cecília Álvares Duarte, em Brumal; e no Salão Comunitário, em Barra Feliz.

As reuniões acontecerão às 18h, nos dois primeiros pontos da sede acima citados, e às 19h30 nos três últimos (Tenente Carlos, Brumal e Barra Feliz), nesta quinta-feira (28).
Diante desta situação, desde o primeiro momento em que famílias foram evacuadas da comunidade de Socorro, em 8 de fevereiro, a Defesa Civil Municipal, sob orientação técnica da Defesa Civil Estadual, trabalhou na elaboração de um Plano de Evacuação de Emergência para Santa Bárbara.

De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, em alinhamento com a mineradora Vale, caso a ruptura ocorra, o município será atingido, após 2h30. O rompimento afetaria, aproximadamente, 1900 pessoas, moradoras do entorno dos rios Conceição e Santa Bárbara.

É importante lembrar, que não será decretado feriado nesta sexta-feira, dia do simulado, uma vez, que o mesmo não envolve a maior parte da população. Logo, haverá aula em toda a Rede Municipal de Ensino, com exceção da Escola Laudelina Antônia Gonçalves, no distrito de Barra Feliz, que encontra-se dentro da área atingida, em caso de rompimento da barragem Sul Superior.

O objetivo do simulado é preparar a população em caso de emergência, permitindo com que, a partir da vivência do exercício, também possam ser sinalizadas, pelos moradores, possíveis sugestões quanto à logística de evacuação.

A Vale, junto aos órgãos competentes, construiu um mapeamento com a mancha de inundação e os pontos de encontro a serem utilizados pelos moradores da Zona de Segurança Secundária(ZSS). É importante lembrar, que a estimativa da mancha é feita, levando em consideração um momento hipotético de chuvas intensas. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus