Gerais

21/03/2019 Vale suspende operações da Mina da Alegria, em Mariana

A Vale anunciou nesta quarta-feira (20) a suspensão temporária das operações da Mina da Alegria, no complexo minerário de Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

De acordo com a mineradora, “sob condição de stress, os resultados obtidos nas análises preliminares de suas estruturas foram inconclusivos, não sendo possível garantir sua estabilidade”.

A Vale estima um impacto potencial de cerca de 10 milhões de toneladas por ano.

Ainda segundo a mineradora, "os estudos serão aprofundados e, tão logo concluídos com garantia das condições de estabilidade sob condição de stress, as operações serão retomadas".

A prefeitura de Mariana teme uma crise fiscal ainda maior. Desde a tragédia de 2015, quando a Barragem de Fundão, da Samarco, se rompeu, matando 19 pessoas, que a mineradora está paralisada. A cidade perdeu mais de R$ 200 milhões em três anos

Agora com a suspensão da mina da Vale, o município teme não ter como manter os serviços essenciais. "O que estão fazendo é inacreditável. Estão querendo que o município se ferre sozinho. Vão matar a população. Mariana não vai ter condições de se manter sem estas atividades", disse o prefeito Duarte Junior (PPS).

A Defesa Civil não foi acionada.

(G1)

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus