Cidades

18/03/2019 Liminar manda Vale suspender utilização de dois diques da Mina do Cauê em Itabira

Uma liminar emitida pela Justiça mandou a Vale suspender o lançamento de rejeitos em dois diques do sistema Pontal, na Mina do Cauê, em Itabira. De acordo com a mineradora, a determinação de paralisação das atividades foi atendida imediatamente. A decisão foi dada pela juíza Dayane Rey da Silva, na última sexta-feira (15).

Ainda segundo a empresa, a decisão da comarca de Itabira foi baseada em uma notificação recebida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com informações sobre os diques Minervino e Cordão Nova Vista.

Segundo a decisão, a empresa alemã TÜV SÜD informou que as barragens foram sinalizadas preliminarmente "como fonte particular de preocupação". O MPMG ainda argumentou que a notificação "recomendou que qualquer atividade de construção nessas barragens e qualquer vibração devem ser evitadas, pois podem gerar falhas."

As duas estruturas, de acordo com a Vale, possuem declaração de estabilidade, emitida em setembro do ano passado. A empresa informou que a suspensão do lançamento de rejeitos nos dois diques não vai impactar as operações da Mina Cauê. Também foram interrompidas obras de manutenção no dique 2 do sistema de Pontal.

A nota da mineradora diz ainda que a empresa "reforçou a vigilância e providenciará o cercamento de toda a área para evitar o acesso da população" e que os moradores dos bairros próximos serão informados sobre essas ações.

(G1)

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus