Gerais

15/01/2019 Protesto na ferrovia Vitória-Minas fecha via e trem de passageiros vai circular só em Minas

O trem de passageiros não vai circular no Espírito Santo nesta terça-feira (15), segundo a Vale, por causa do protesto de pescadores que bloqueia a estrada de ferro Vitória a Minas em Baixo Guandu, no Noroeste do estado. O veículo circulará apenas nos dois sentidos entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais. A Vale informou que vai ressarcir os passageiros.

Protesto

Pescadores fecham a ferrovia Vitória-Minas no trecho de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, desde a manhã de segunda-feira (14), em protesto contra a forma como estão sendo indenizados após o desastre ambiental do Rio Doce, causado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em Minas Gerais, que levou uma enxurrada de rejeito de minério para o Rio Doce.

Segundo os pescadores, um dos benefícios foi cortado. Eles pedem para conversar com um representante da mineradora Samarco.

A categoria disse que uma decisão do juiz Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte, altera o atual modelo de pagamento de indenização firmado entre os pescadores e a Fundação Renova.

Os pescadores disseram que o lucro cessante, que seria pago no final do ano passado por reparação da perda do ano todo pelo fim da pesca, foi suspenso por uma liminar na Justiça de Minas Gerais. No entendimento do juiz do caso, o auxílio emergencial recebido pela categoria compenssaria esse valor.

Os pescadores acreditam que o auxílio que recebem todo mês vai ser descontado da indenização que ainda vão receber. A Renova, fundação criada para gerir as indenizações do desastre, garante que esse valor não vai ser descontado. Atualmente, mais de 1,5 mil pescadores que esperam essa indenização recebem o auxílio mensal emergencial.

Desastre
No dia 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, uma barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu. Uma lama de rejeitos de minério vazou, arrasou vilas, matou pessoas e chegou até o Rio Doce, que percorre cidades mineiras e também capixabas.

No Espírito Santo, as cidades afetadas foram Baixo Guandu, Colatina e Linhares, onde fica a foz do rio.

Vale
Na segunda-feira (14), quando o protesto começou, a Vale fez o baldeio dos passageiros que seguiam para o Espírito Santo por ônibus alugados pela empresa.

A Vale informou que os passageiros com viagens marcadas para esta terça-feira para locais que não serão atendidos podem reagendar o bilhete ou pedir o reembolso da passagem. Para isso, devem se dirigir, no prazo de até 30 dias, a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus