Gerais

24/12/2018 Tromba d'água deixa pelo menos 8 mortos em Minas Gerais

Militares do Corpo de Bombeiros suspenderam, no fim da tarde deste domingo, as buscas por desparecidos vítimas de uma tromba d'água que atingiu as cidades de João Batista do Glória e São Roque de Minas, nesse sábado. Uma forte chuva na Serra da Canastra, onde nascem afluentes que chegam a diversos rios na região, gerou o grande volume de água que surpreendeu oito pessoas, que estavam nas duas cidades. Seis corpos foram localizados e dois ainda estão desparecidos. O mau tempo e a dificuldade de acesso ao local da ocorrência prejudicaram as buscas.

De acordo com Corpo de Bombeiros, choveu forte na tarde de sábado na Serra da Canastra. Como a região é cortada por vários riachos e rios, a água segue para várias cidades da região. Mas em São João Batista do Glória ela chegou com muita força e surpreendeu seis pessoas que estavam na 'Cachoeira do Zé Pereira'.

Quatro delas praticavam rapel e, possivelmente, segundo o sargento Anderson Marcos, da 2ª Companhia de Bombeiros de Passos, foram supreendidas quando desciam um paredão de 20 metros de altura, por onde acontece a queda d'água. O grupo foi identificado como Mariana de Melo Almeida, 25 anos, Alexandro Antônio Pereira de Souza, 32, Maurílio de Pádua Silveira (idade não informada) e Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira, 26, que seria instrutor de rapel e liderava o grupo.

Já o casal Pollyana Laine Diniz Furtuoso dos Reis, 26 anos, e Eduardo Gomes Morais, 36, que seria o namorado dela, nadava em um poço acima da cachoeira, quando foram arrastados pela água. O casal, segundo os bombeiros, era da cidade de Passos.

Segundo o militar, o primeiro chamado foi gerado sobre o afogamento de Pollyana. Uma testemunha viu quando ela foi levada pela água e o namorado tentou resgatar a mulher, mas não conseguiu. "Eduardo ficou preso nas pedras e não conseguia sair da água. A testemunha, em uma área mais distante, não conseguiu ajudar o rapaz e deixou o local para buscar algum tipo de socorro. Quando voltou, já não viu mais Eduardo no local", explicou o militar.

Mais vítimas

As buscas pelo casal inciaram ainda nesse sábado, mas devido à falta de iluminação e dificuldade de acesso, o trabalho de resgate teve que ser interrompido por volta das 23h.

No entanto, ao andar pela região, os militares, que já haviam encontrado o carro onde estava o casal desaparecido, localizaram um outro veículo. Este carro foi identificado por outras testemunhas com sendo de um grupo de quatro pessoas, da cidade de Itaú de Minas, que havia saído para fazer rapel na mesma cachoeira.

Na manhã deste domingo, os bombeiros retomaram as buscas e localizaram os corpos da banhista Pollyana Laine Diniz Furtuoso dos Reis, 26 anos. Em seguida, foram achados os corpos de Mariana de Melo Almeida, 25, Alexandro Antônio Pereira de Souza, 32, e de Maurílio de Pádua Silveira, que não teve a idade revelada. Estes últimos integravam o grupo que raticava rapel.

Desaparecidos

As buscas serão retomadas na manhã desta segunda-feira (24). Os militares procuram pelo banhista Eduardo e pelo instrutor de rapel Gustavo Alfredo Godinho.


Mais vítimas da tromba d'água

Segundo o sargento Anderson Marcos, a mesma chuva que caiu na Serra da Canastra provocou a tromba d'água que atingiu São Roque de Minas. Na cidade, a Polícia Militar foi acionada por populares e encontrou os corpos de duas adolescentes que desapareceram em uma região conhecida como 'Rio do Peixe'. Os corpos de Bethânia de Matos Reis, 13 anos, e Raphaela Matos dos Santos, de 14, foram localizados neste domingo. A Defesa Civil Estadual confirmou que as ocorrências nas duas cidades aconteceram no mesmo horário, o que reforça a causa principal como sendo a chuva forte que caiu na Serra da Canastra, mesmo as cidades sendo alimentadas por rios diferentes.

Afogamentos

Em Cataguases, equipes do Corpo de Bombeiros encontraram neste domingo o corpo de uma mulher de 46 anos que se afogou no Rio Pomba.

De acordo com informação de populares, Rosane Batista da Silva ingeriu bebida alcoólica e foi para a beira do rio nadar e pescar. Como não voltou, eles acionaram o Corpo de Bombeiros, que iniciaram a busca.

No Sul do estado, um homem de 51 anos morreu afogado em um açude de Guaxupé. O corpo foi encontrado na tarde desse sábado pelos bombeiros.

Segundo testemunhas, Luiz Carlos Correa entrou na lagoa e logo após nadar cerca de 15 metros da margem, tentou voltar na direção contrária, mas acabou se afogando. Parentes e amigos tentaram socorrer a vítima sem sucesso.

(EM)


 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus