Viagem & Gastronomia

09/12/2018 3º Festival Sabores do Morro reúne gastronomia mineira e cultura no Morro D

Evento, que tem entrada gratuita, será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, no Morro D

Imagine saborear as delícias da culinária mineira sentindo o clima de uma das regiões mais charmosas do Estado: esta é a proposta do 3º Festival Sabores do Morro, que reúne gastronomia típica, atrações culturais e oficinas de culinária na região da Serra do Caraça. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, ao lado da Igreja Senhor do Bonfim, no Morro D'Água Quente, distrito de Catas Altas. A entrada é gratuita.

No sábado (15), o festival começa às 11h e, no domingo (16), às 10h. Os visitantes vão poder apreciar diversos quitutes da culinária mineira: comidas como tropeiro, pastel e caldo de cana; vinhos, licores e cervejas artesanais; quitandas, como broa e rosca caseira, e geleia; mel e sorvetes com sabores típicos da Serra; doces, como cocada, pé-de-moleque, casadinhos e cookies; além, é claro, dos queijos mais tradicionais do Estado.

Todos os produtos expostos no festival são produzidos com ingredientes locais por integrantes do coletivo Sabores do Morro. O grupo é composto por 13 empreendedores do Morro d’Água Quente que se uniram para resgatar a gastronomia típica de Minas, impulsionar a renda e movimentar o turismo da região.

“Nosso foco é resgatar nos moradores e turistas os melhores sabores da gastronomia de Minas. O festival dá a oportunidade para quem vive ou passeia pela região de provar pratos típicos que contam a história de quem produz e carregam a tradição do Estado em cada ingrediente. Além disso, é uma maneira de valorizar iniciativas de empreendedorismo que contribuem para a geração de emprego e renda no interior”, destaca Luiz Antonio Batista, presidente do coletivo Sabores do Morro.

Cultura e gastronomia

Além de boa gastronomia, o 3º Festival Sabores do Morro vai contar com um programação de cursos especial e gratuita. No sábado (15), às 12h, a empreendedora local Silvania Guimarães vai ministrar uma oficina culinária bem mineira: arroz com suã e ora pro nobis. Às 17h, a cozinha aberta do festival recebe Glorinha Honorato, integrante do Sabores do Morro, para um workshop de costelinha de barão com taioba e angu de milho.

Já no domingo, os participantes vão aprender como preparar um sanduíche de porco no barro, que resgata as tradições do armazenamento de carne na gordura. A aula será ministrada por Vani Pedrosa e Michel Abras, do Senac Minas. Para participar das oficinas não é necessário se inscrever previamente e as vagas serão definidas por ordem de chegada.

Para animar os participantes, o Festival Sabores do Morro terá uma série de atrações culturais. No sábado (15), às 15h, o chorinho dá o tom ao evento, com o grupo Choro do Vale; às 21h, é a vez da Banda Ka2 se apresentar e trazer muito rock para o evento. No domingo (16), às 13h, a banda Urbana 2, cover de Legião, encerra o programação cultural do evento.

Sobre o Sabores do Morro

O Sabores do Morro promove a geração de renda por meio do resgate das tradições da cozinha mineira. O projeto surgiu em 2014 e, no início, era para ser uma padaria comunitária. A diversidade de produtos era tanta que a ideia cresceu e se transformou em uma feira, que teve a primeira edição em 2015. Da feira, surgiu o desejo de criar um festival maior, e com atrações culturais, realizado uma vez por ano.

Para impulsionar ainda mais a ideia, o grupo participa do Programa de Empreendedorismo Social Comunitário, uma iniciativa da Fundação Vale e Vale, e é apoiado pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises), que trabalha na aceleração dos negócios do Sabores do Morro, por meio do fortalecimento de pessoas, organizações e comunidades e da implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.

Programação - 3° Festival Sabores Do Morro

Sábado - 15 de Dezembro 2018

11h - Abertura Oficial

12h – Oficina Gastronômica com Silvania Guimarães

Prato: Arroz com suã e ora pro nobis

15h – Apresentação de Chorinho com o Grupo Choro do Vale

17h – Oficina Gastronômica com Glorinha Honorato

Prato: Costelinha de Barão com Taioba e angu de milho

19h – Intervalo Terço dos Homens

21h – Show com Banda Ka2

Domingo - 16 de Dezembro 2018

10h - Abertura da Feira

11h - Oficina Gastronômica com Vani Pedrosa e Michel Abras (Senac Minas Gerais)

Prato: Sanduíche de Porco no Barro

13h - Show com Urbana 2

17h - Encerramento do 3° Festival

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus