Cidades

29/11/2018 Assinado decreto para tombamento da Igreja São José Operário, em João Monlevade

A prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho Moreira, assinou o Decreto Nº 101/2018, que dispõe sobre o tombamento da Igreja São José Operário, ou seja, reconhecimento histórico e cultural do imóvel, que acaba de completar 70 anos. Segundo o Decreto, a medida se dá pela importância arquitetônica, histórica, cultural e afetiva que a Igreja representa para o Município e para a comunidade monlevadense.

Segundo a medida assinada pela Prefeita, também recebem proteção, por meio de inventário, o entorno do imóvel, incluindo a praça, o estacionamento, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Casa Paroquial e a mata em volta da Igreja.

O referido bem cultural fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas em lei, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de João Monlevade e aprovação da Fundação Casa de Cultura.

O Decreto integra a relação de documentos que será encaminhado ao IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), no dia 10 de dezembro.

Como bens tombados, a Cidade já possui o Hotel Cassino, a Imagem de Sant’Ana e o CEAM (Centro de Educação Ambiental). Bens registrados (bens imateriais) são os Congados do Laranjeiras, São João e Guarda de Marujos.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus