Cidades

09/11/2018 Desportistas e coveiros recebem Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Monlevade

A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na noite de anteontem (7), entrega de Moções de Aplausos a desportistas e coveiros do município. A primeira moção foi de iniciativa do vereador Revetrie Teixeira (MDB) a fim de homenagear os desportistas Dorival Gregório e José Gonçalves Pedro, respectivamente, fundador e apoiador da Escolinha de Futebol do bairro Vera Cruz. Criada em 1994, a escolinha desenvolve um trabalho social junto a crianças e adolescentes de baixa renda preparando esses atletas para se tornarem cidadãos de bem. Pelo projeto, já passaram mais de 5.800 crianças e adolescentes.

Na ocasião, também foram agraciados os funcionários públicos Joaquim Evangelista de Souza, Antônio César Pereira e Geraldo Afonso Ribeiro em comemoração ao “Dia do Coveiro”, instituído pela Lei Municipal nº 2.287/2018. A autoria é do vereador Toninho Eletricista (PHS).

Os três atuam há mais de 20 anos como coveiros, função mais tradicional que se tem notícia, mas que apesar de sua importância e necessidade, não é devidamente reconhecida pela sociedade. Joaquim trabalha no Cemitério de Carneirinhos desde 1998 e considera a profissão muito gratificante, pois a exerce com comprometimento, amor e responsabilidade.

Para Antônio César, que desde 1987 atua na profissão, o início não foi fácil e por várias vezes ele pensou em desistir. Ficou muito triste ao fazer o primeiro sepultamento e teve medo de não conseguir lidar com a dor da perda. Insistiu, mas ainda sofre com alguns sepultamentos, como os de crianças. Apesar de tudo, Antônio se sente privilegiado em poder ajudar as pessoas num momento tão triste e de poder compartilhar o conhecimento com os colegas.

Já Geraldo Afonso aprendeu a gostar do que faz ao longo dos 31 anos de profissão. Ele também se comove com o sepultamento de crianças e lamenta ser essa uma função pouco reconhecida, além do preconceito que ainda existe por parte da sociedade.

Revetrie enalteceu o trabalho desenvolvido por Dorival e José Gonçalves em prol do esporte no município. “A Escolinha de Futebol do Vera Cruz é um projeto social que vem transformando vidas através do esporte e formando cidadão comprometidos com o futuro. Parabéns por esse importante trabalho”, destacou.

Por fim, Toninho declarou que o objetivo maior da homenagem aos coveiros é sensibilizar a sociedade para a importância dessa profissão. “Muitos podem pensar que essa é apenas uma simples homenagem, mas esta se torna grande para quem a recebe. Esses profissionais merecem ser respeitados e valorizados pelo trabalho que fazem e é por isso criamos o Dia Municipal do Coveiro, que será comemorado anualmente no dia 3 de novembro”, concluiu.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus