Cidades

16/10/2018 Operação da Prefeitura de Itabira retira 46 carros abandonados das ruas

A Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) informou ontem (15) novo balanço da ação de advertência e recolhimento de veículos abandonados nas vias de Itabira. Até agora a força-tarefa deflagrada no fim de agosto fez com que 46 carros e sucatas saíssem das ruas e calçadas.

Além da SMOTT, que atua por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), a ação envolve a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e as polícias Militar e Civil.

Dos 46 veículos citados, a força-tarefa rebocou apenas seis, levados aos pátios do Detran nos bairros Vila Paciência e Boa Esperança. O proprietário somente poderá reaver o automóvel após regularizar os documentos e pagar as taxas do guincho e das diárias no pátio. Em caso contrário, os veículos são levados a leilão em data oportuna.
Os outros - 86% do total - foram removidos de forma espontânea pelos proprietários, o que, na avaliação de Ronaldo Lott, titular da SMOTT, demonstra que a advertência deu certo.

Ao ser verificado um veículo em situação de abandono, fiscais de posturas, agentes de trânsito e policiais colam um adesivo informando a remoção do automóvel caso o dono não o faça em até dez dias. A notificação também é feita por correspondência.
Nesta segunda-feira havia 26 veículos no trâmite de advertência. Os automóveis em situação irregular ocupam vagas, obstruem vias, servem de abrigos para transmissores de doenças e criminosos. “A gente acredita que é uma ação que está dando muito certo, bem acolhida pela comunidade e resultando em melhorias de limpeza, das condições de segurança e saúde de nossa cidade”, comentou o secretário de Obras.

Denúncias
Outro dado vem das denúncias recebidas pela população: há 65 queixas de abandono de veículos que serão verificadas pela equipe de trabalho. A ação continua nos próximos meses até reduzir de forma drástica o volume de sucatas e carros em abandono. Denúncias podem ser feitas por  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus