Carreiras

05/10/2018 Uma carreira de sucesso é construída com bons hábitos

Foto: pxhere.com
Foto: pxhere.com

Há décadas os psicólogos, pensadores e filósofos buscam determinar a fórmula do sucesso. Inúmeros estudos foram realizados para descobrir o que leva uma pessoa a construir fortuna, enquanto outra parece fadada ao fracasso. A conclusão unânime dos pesquisadores é que as pessoas bem sucedidas cultivam hábitos que ajudam a desenvolver o seu pleno potencial e a encarar a vida de maneira positiva. De acordo com um artigo da revista Forbes, estabelecer uma rotina para o sucesso começa logo pela manhã. Acordar uma hora mais cedo pode ser difícil no início, mas uma vez que organismo se acostuma você nunca mais voltará atrás. Vai parecer que o dia tem 25 horas: aproveite esse tempo extra para se planejar, ler as notícias, fazer exercícios e tomar um bom café da manhã. "As pesquisas mostram que os madrugadores não apenas são mais otimistas e conscientes, mas também antecipam problemas e os minimizam com mais eficiência", diz Jennifer Cohen, na Forbes.

Estabeleça metas e aprenda sempre

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Não importa se você é um estagiário, trainee, ou um profissional já estabelecido. É preciso estar aberto para aprender um pouco mais todos os dias para ser bem sucedido na carreira. Em um artigo para o site Entrepreneur Europe, Brian Tracy, autor do livro Million Dollar Habits (Hábitos de Milhões de Dólares, em tradução livre) e estudioso do assunto há mais de três décadas, afirma que as pessoas de sucesso são direcionadas para os resultados e estão constantemente aprendendo, de forma a se tornarem cada vez melhores naquilo que fazem. Afinal, sucesso leva tempo: de acordo com o infográfico realizado pela Betway Casino que considera as características de 236 pessoas premiadas nos setores de filmes, esportes, música, entre outros, um indivíduo leva em média 13 anos de carreira para receber um prêmio da importância de um Grammy ou um Oscar, por exemplo. Por isso, estudar e se desenvolver é de fundamental importância. Outro hábito essencial é trabalhar com objetivos claros e definidos, por escrito, todos os dias. “As pessoas bem sucedidas são orientadas por metas. Elas sabem exatamente o que querem, têm as metas escritas, definem planos para realizá-las e estão sempre trabalhando e revisando esses planos”, diz Brian Tracy.

Thomas Corley, planejador financeiro e autor de Rich Habits – The Daily Success Habits of Wealthy Individuals ("Hábitos de rico: os hábitos diários de sucesso dos indivíduos afortunados”, em tradução livre), vai além. Em entrevista para a revista Você S/A, Corley diz que é necessário transformar a meta em objetivos menores, que devem ser alcançados em curtos intervalos de tempo. Escrever seu plano e criar uma estratégia para concluir cada uma das etapas que, uma vez cumpridas, farão com que você atinja o objetivo principal. Para escrever seu livro, o autor fez entrevistas e monitorou 233 pessoas muito ricas, cuja fortuna líquida era de pelo menos 3,2 milhões de dólares, e mais 128 pessoas com renda considerada baixa para os padrões norte-americanos: 35 mil dólares anuais. Outro detalhe é que 85% dos ricos fizeram fortuna por esforço próprio, ou seja, não eram herdeiros.

Relacionamento como base de sustentação

Ainda de acordo com Thomas Corley, nove em cada dez ricos acreditam que os relacionamentos são a base para o sucesso financeiro. Eles colocam as pessoas no centro da sua vida. Boa parte da sua felicidade virá da sua capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas. Também não existe nada de errado em cultivar amizades para fazer negócios, desde que o resultado seja bom para ambos — o LinkedIn, por exemplo, está aí para isso. O importante é demonstrar interesse genuíno em contribuir, oferecer ajuda e ser gentil. Cultivar dentro de si os hábitos da paciência, bondade, compaixão e compreensão é um exercício diário. Mas como disse Aristóteles, a única maneira de aprender qualquer novo hábito é praticá-lo regularmente. Quanto mais você treinar ser uma pessoa verdadeiramente excelente no seu relacionamento com os outros, mais vai internalizar essas qualidades e realmente se tornará essa pessoa.

O poder do pensamento positivo

Você não precisa ter nascido na terça-feira, ou ser do signo de Câncer, para obter sucesso profissional. Mas ser otimista ajuda bastante. “As pessoas de sucesso encaram problemas como oportunidades e acreditam na ideia de potencial ilimitado, de que poderão ser o que quiserem se trabalharem para isso”, diz Corley, destacando que ser otimista não é ser ingênuo. Dan Schawbel, autor de livros sobre como ter uma carreira de sucesso e fundador de uma empresa de pesquisa e consultoria para a geração Y, afirma que, para as pessoas bem sucedidas, “sorte” é resultado do trabalho duro durante vários anos e de ter uma postura voltada para o sucesso. “Elas fazem pelo menos uma coisa todos os dias para se colocar em uma posição melhor e depois usam isso para crescer”, diz.

Por outro lado, é preciso exercitar a gratidão e a felicidade todos os dias. Em sua palestra no TEDxBloomington, o psicólogo Shawn Achor argumenta que a felicidade inspira a produtividade e, consequentemente, traz sucesso. “É preciso primeiro ser feliz para depois alcançarmos o sucesso, e não o contrário”, diz. É aquela história da corrente do bem: quanto mais grxatos somos pelas coisas que temos, mais coisas boas acontecem na nossa vida. As pessoas de sucesso não esperam as coisas acontecerem — elas fazem acontecer!

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus