Receitas

18/09/2018 Sorvete de maracujá

CAPACIDADE DA XÍCARA: 200 ml

CAPACIDADE E TIPO DO RECIPIENTE: Refratário fundo (2.200 ml)

RENDIMENTO: 1.200 ml (8 porções)

INGREDIENTES

Calda de maracujá

150 ml de suco de maracujá natural, batido e coado

1 xícara (chá) de açúcar refinado UNIÃO (160 g)

250 ml de suco de maracujá natural com as sementes

Merengue italiano

3 claras (cerca de 120 g)

1 e ½ xícara (chá) de açúcar granulado UNIÃO DOÇÚCAR (285 g)

½ xícara (chá) de água (100 ml)

Creme

3 xícaras (chá) de leite (600 ml)

¼ xícara (chá) de açúcar refinado UNIÃO (40 g)

3 gemas (60 g)

4 colheres (sopa) de amido de milho (32 g)

100 ml de creme de leite de caixinha

MODO DE FAZER

Calda

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até atingir a consistência de uma calda grossa. Reserve.

Merengue

Bata na batedeira as claras até o ponto de neve. Reserve. Em uma panela, coloque o açúcar granulado União Doçúcar e a água, e leve ao fogo mexendo até dissolver totalmente. Depois, sem mexer, cozinhe até obter uma calda em ponto de bala mole (115ºC). Com a batedeira ligada, despeje a calda em fio e continue batendo até esfriar totalmente. Reserve.

Creme

Em uma panela, junte o leite e o açúcar refinado UNIÃO, e leve a fogo médio até ferver. Em uma tigela, misture as gemas com o amido e acrescente, aos poucos, metade do leite fervido, mexendo sempre para não empelotar. Mexa bem. Coloque a mistura de volta na panela com o restante do leite e leve ao fogo até engrossar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Coloque sobre o creme um filme plástico para que não se forme uma película e leve à geladeira para esfriar. Depois de frio acrescente a calda de maracujá reservada, misturando até ficar homogêneo, e por último junte aos poucos o merengue reservado e misture. Coloque em um pote com tampa e leve ao freezer por no mínimo 8 horas. Faça bolas com o boleador e sirva a seguir.

© 2015 Tv Última Notícia . By Mediaplus