Receitas

17/08/2018 Receitas deliciosas de inverno

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Historicamente, o inverno no Brasil é uma estação caracterizada por diversas incursões de massas de ar frio. Vindas diretamente do sul do continente, essas ondas causam uma grande queda de temperatura ao redor do país.

Em 2018, o frio no Hemisfério Sul começou ao final de junho e deve durar pelo menos até o final de setembro e a expectativa é de frio e baixas temperaturas de maneira constante durante a maior parte esse período.

É muito comum sentir mais fome no inverno. Isso se deve ao fato de que nessa estação o corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável, de forma que para compensar essa perda energética seja preciso consumir alimentos mais pesados que forneçam mais calorias.

Ótimas opções de alimentos incluem massas, como as tradicionais e deliciosas pizzas brasileiras. Entretanto, o frio pode servir como uma excelente desculpa para experimentar comidas de culturas diferentes.

A culinária irlandesa típica geralmente conta com muitas batatas, carne vermelha e refeições bem temperadas com temperos característicos. A gastronomia por lá é muito rica e adaptada a um clima frio, o que a torna ideal para aproveitar o inverno brasileiro.

O ensopado irlandês é uma deliciosa receita tipicamente encontrada nas famosas tavernas de Dublin, mas você não tem que percorrer todo o caminho até lá para experimentar o prato em toda a sua glória.

Além disso, nenhuma refeição no inverno está realmente completa sem uma bebida quente de sobremesa para esquentar. Existem diversos estilos de chocolate quente ao redor do mundo, mas a receita mais deliciosa é a americana.

Então, sem mais delongas, confira duas receitas especiais de inverno capazes de combater até o frio mais gelado!

ENSOPADO IRLANDÊS

Ingredientes

1 kg de carne para ensopado (boi ou cordeiro)
10 batatas
3 cebolas
3 cenouras
Azeite, sal e pimenta a gosto

Opcionais:

Curry
Ketchup
Tomilho

MODO DE FAZER

Corte a cebola, a cenoura e batata em grandes pedaços. Corte a carne em cubos ou faça bolas do tamanho que desejar de modo que a carne moída fique com o formato de almôndegas.

Coloque todas as batatas e a carne em uma panela e encha de água. Depois que a água estiver fervendo, adicione as cenouras e as cebolas dentro dela também. Mantenha-a fechada com a tampa.

Se for utilizar temperos opcionais, essa é a hora de colocá-los na mistura. Depois cozinhe tudo por aproximadamente 3 horas ou até que todos os ingredientes estejam devidamente cozidos. Mexa o conteúdo de vez em quando e adicione água caso queira deixar o caldo mais leve e sirva ainda quente diretamente da panela.

Os irlandeses costumam servir o ensopado acompanhado de torradas de pão com manteiga e eles realmente capturam bem os sabores da mistura. De toda forma, assim como os temperos mencionados acima, essa adição é completamente opcional.

CHOCOLATE QUENTE

Ingredientes

Creme de leite
Chantilly
Leite Integral
½ xícara de cacau em pó
½ xícara de chocolate meio amargo 70%
½ xícara de açúcar
Pitada de sal
Pitada de canela em pó
1 colher de chá de café instantâneo (opcional)
Marshmallows (opcional)

MODO DE PREPARO

Adicione suas 3 partes de leite integral e 1 parte de creme de leite em uma panela e aqueça tudo, mexendo para que a mistura não ferva. Em seguida, adicione a ½ xícara de cacau em pó com a ½ xícara de 70% ao leite e misture tudo até ficar uniforme.

Depois disso adicione a ½ xícara de açúcar e continue misturando até que tudo esteja misturado. Em seguida, adicione uma pitada de sal, uma pequena pitada de canela e a colher de chá de café instantâneo em pó. Esse passo é opcional, mas não deixará gosto de café na mistura e servirá apenas para realçar o sabor do chocolate.

Misture novamente até combinar todos os ingredientes. Então, finalmente despeje o chocolate quente em um copo e cubra com chantilly e a quantidade desejada de marshmallows, que apesar de completamente opcionais são um ótimo complemento e deixam a receita com um ar americanizado tradicional.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus