Viagem & Gastronomia

14/08/2018 Conheça os patrimônios religiosos que compõem o cenário histórico de Santa Bárbara

Entre igrejas e capelas, 10 construções sacras, na sede e nos distritos, constituem pontos turísticos que recontam a história de Minas e do Brasil, em traços de artes pitorescas e ornamentais

Santa Bárbara é município rico em patrimônios religiosos, que guardam tesouros de estilos como o barroco mineiro, o rococó e o neoclássico. A matriz de Santo Antônio, por exemplo, é uma das mais belas igrejas do início do século XVIII. Com um suntuoso altar, onde reluz o ouro, apresenta, também, harmonia entre talha, ornatos e pinturas, sendo algumas do Mestre Ataíde. A Igreja recebe turistas de terça a domingo, de 13h às 17h.

Nos dias de hoje, entre igrejas e capelas, Santa Bárbara conta com 10 construções sacras. Além da matriz, o cenário histórico-religioso é composto pelas igrejas de Nossa Senhora do Rosário, de Nossa Senhora das Mercês, de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Amaro; e as capelas de Nosso Senhor do Bomfim, da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, do Cemitério, de São José e de Santana.

Junto a Matriz, na sede do Município, estão as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Mercês e as capelas de Nosso Senhor do Bomfim, da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco e do Cemitério.

Assim sendo, na igreja de Nossa Senhora do Rosário destaca-se o interior com forro em forma de abóbada e pintura decorativa, retratando cinco anjos distintos, que representam os continentes da terra, enquanto na de Nossa Senhora das Mercês a parte interna é simples e bem despojada.

A capela do Bonfim, considerada capela de bandeirantes, mesmo sendo simples e pequena, possui uma graça especial. Já na capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, a pintura em rococó evidencia a presença de muros parapeito, balcões e, nos cantos, quatro figuras de santos da Ordem Franciscana. A do Cemitério se destaca pelas linhas arquitetônicas de sua construção.

Nos distritos e comunidades temos as igrejas de Santo Amaro (Brumal) e de Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Rio Acima) e as capelas de São José (Sumidouro) e de Santana (Santana do Morro).

A igreja de Santo Amaro é um dos mais importantes exemplares da primeira fase do barroco mineiro, que permanece inacabada até o final do século XVIII, momento em que os painéis parietais não concluídos tiveram suas molduras pintadas em imitação de mármore. Já a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, segundo um historiador, carrega em seus traços, mais precisamente no forro, a obra do Mestre Ataíde, assim como a Matriz.

Em Sumidouro, a capela de São José se destaca pela simplicidade, possuindo apenas um retábulo de entalhe e pouco ornamentado. Ainda preserva o coro e o púlpito originais. Já na comunidade de Santana do Morro, a capela de Santana configura uma construção iniciada na primeira metade do século XX. A entrada é marcada por um cruzeiro de madeira sobre base de cimento.

Em resumo, o cenário religioso de Santa Bárbara é composto por pontos turísticos, pitorescos e ornamentais, que recontam a história de Minas e do Brasil em cada traço artístico.


 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus