Cidades

07/08/2018 Itabira ganha novos leitos de UTI para atendimento SUS

Referência regional em procedimentos de média e alta complexidade, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) passa a contar com 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a inauguração dos leitos nesta terça-feira (7), às 11 horas.

Com os novos espaços, a instituição soma 16 leitos SUS. A ampliação teve crivo do Ministério da Saúde, que financiará cerca de R$ 116,5 mil para o custeio mensal dos 10 novos leitos. O mesmo valor será investido pela SMS, somando, entre União e município, R$ 232,9 mil/mês à manutenção da unidade.

Rosana Linhares, secretária Municipal de Saúde, classifica o credenciamento como uma conquista histórica a Itabira, que passa a dispor de 22 leitos SUS (16 no HNSD e seis no Hospital Municipal Carlos Chagas). “Significa que pacientes que hoje são transferidos para Belo Horizonte ou ficam por espera prolongada na sala vermelha do Pronto-Socorro vão ter um espaço de salvamento aqui em nosso município”, destacou.

O credenciamento também é relevante à conquista de mais serviços e especialidades no HNSD. “O credenciamento possibilita o planejamento da abertura de serviços que hoje não podem ser instalados por causa do número disponível de leitos. No futuro, se necessitarmos instalar serviços ou especialidades novas, precisaríamos ter leitos de UTI para suporte”, continuou Rosana.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus