Educação

24/05/2018 Situação crítica da UEMG suspende atividades por dois dias

As atividades na Universidade do Estado de Minas Gerais foram suspensas nessa quarta-feira (23) e nesta quinta (24). O motivo, segundo a Associação dos Docentes da Uemg, é a precariedade nas várias unidades, que pertecem à universidade. A Uemg conta com 17 unidades em Minas, possui cerca de 1.600 professores e 1.200 técnicos, além de 20 mil estudantes, segundo a Aduemg.

Em João Monlevade, nesta quinta, professores e alunos da universidade realizarão uma passeata, com concentração próximo à Câmara Municipal, às 15h. 

No site da UEMG, foi publicada uma nota que confirma a situação crítica da instituição. "A Universidade do Estado de Minas Gerais tem vivido uma situação econômica séria, que se agravou nos últimos tempos. Temos um orçamento para 2018 que já foi aprovado com cortes em relação ao do ano anterior, além de ter sofrido contingenciamentos, sendo insuficiente para cobrir todos os custos da instituição neste ano", publicou.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em nota publicada em seu site, nega que a UEMG esteja vivendo um caos e que corre o risco de fechar. Segundo a Subsecretaria de Ensino Superior uma reunião foi realizada nesta quarta com todos os Presidentes das Fundações Estadualizadas para encontrar soluções que serão levadas ao governo.

"Se, realmente, existe uma situação de 'caos' instalada na UEMG, como afirma a atual gestão, a mesma que elaborou a peça orçamentária de 2018 e responsável por sua execução, a Subsecretaria de Ensino Superior se coloca à disposição para, de forma equilibrada, dialogar e encontrar soluções, sempre de forma transparente e isenta. Assim, todos os fatos podem ser esclarecidos e devidamente publicizados à comunidade sem a necessidade de divulgação em redes sociais de fatos a serem comprovados'. esclareceu em nota.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus