Educação

04/05/2018 Alunos da Doctum João Monlevade realizam a II Semana de Arquitetura e Urbanismo

O evento reuniu estudantes, docentes e profissionais da área de Arquitetura em palestras e workshops realizados durante quatro dias

Pensar no futuro e fazer no presente experimentos que possibilitem avançar no desenvolvimento de novas articulações alteram as formas de pensar e fazer a produção, difusão e apropriação do conhecimento sobre arquitetura e urbanismo. As novas tecnologias de comunicação, o mercado de trabalho e a produção dos espaços da vida cotidiana de nossas cidades são elementos intensamente presentes no cotidiano dos profissionais da área. Para fomentar as discussões sobre as perspectivas desta área, a Unidade Doctum João Monlevade promoveu a “II Semana da Arquitetura e Urbanismo”, entre os dias 23 e 27 de abril, no auditório da instituição.

A Semana foi composta por palestra e workshops, no intuito de enriquecer as atividades pedagógicas, pluralizar os debates e refletir, de forma interdisciplinar, sobre as temáticas propostas.

No primeiro dia, os alunos foram recepcionados pela Diretora da Unidade, profa. Yolanda Carla Lima Coelho, que elogiou os trabalhos pedagógicos que os acadêmicos vêem desenvolvendo ao longo do curso e desejou uma semana de muito aprendizado e troca de experiências. Posteriormente, o coordenador do curso, prof. Hugo Marlon da Silva Nascimento, agradeceu aos alunos organizadores do evento pela dedicação e galhardia com que prepararam a semana. A palestra foi ministrada pela arquiteta Jussandra Jordão Pereira Duarte, que falou sobre “Projeto Arquitetônico”. Na sala de pranchetas os alunos participaram do workshop “croquis”.

Na terça-feira (24), os acadêmicos participaram de dois bate-papos: “Processo Criativo”, com o arquiteto Gil Torres, e “A Arquitetura e o Marketing”, com a arquiteta Larissa Reis. No terceiro dia, foi realizada a mesa redonda “O Mercado para o Profissional Recém-Formado”, que rendeu discussões e compartilhamento de experiências. Participaram da mesa redonda os arquitetos Diogo Mata, Rayane Cotta, Pedro Henrique Soares, Bruna Araújo, Tayrine Barcellos e a acadêmica Nayara Bicalho. Posteriormente, ocorreu o workshop “Técnicas para colorir” na sala de pranchetas. Os workshops estenderam a programação do quinto dia da semana com as temáticas “Empreendedorismo” e “Fotografia”.

No dia 27, a Semana Acadêmica foi encerrada com chave de ouro. A programação contou com a presença da arquiteta Maysa Fernandes, que discorreu sobre a temática “Urbanismo”. Maysa é referência em trabalhos arquitetônicos da região do Médio Piracicaba e compartilhou com os acadêmicos suas experiências profissionais, contribuindo para o aprimoramento do projeto pedagógico do curso.

A acadêmica Sarah Azevedo manifestou a sua satisfação e privilégio de participar da semana como aluna e breve instrutora de um dos workshops. “As palestras somaram para a minha aprendizagem, principalmente a palestra da arquiteta Maysa Fernandes. Ter o prazer de passar o pouco que sei e auxiliar os alunos, como orientadora de um dos workshops, foi maravilhoso. A semana foi extremamente proveitosa. Foi uma honra ter participado e adquirido mais conhecimento com os profissionais maravilhosos da área. Tanto feito colhido que já estou ansiosa pela próxima semana”, disse a aluna.

A II Semana de Arquitetura e Urbanismo foi organizada pelos acadêmicos Higor Silva Oliveira, Nayara Cristina de Castro Bicalho e Thais Mara Lima de Oliveira. Ministraram os workshops os alunos Bruna Letícia, Luan Lopes, Camila Lemos e Sarah Azevedo. Também participaram o fotógrafo, Dário Ávila, e o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Hugo Marlon da Silva Nascimento.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus