Viagem & Gastronomia

23/03/2018 Confira a programação da Semana Santa em algumas cidades do interior de MG

Seja para alimentar o espírito ou para conhecer a cultura mineira, Minas Gerais está de portas abertas para receber os turistas durante o feriado da Semana Santa.

Minas Gerais é um dos destinos mais completos do país e os municípios mineiros já preparam programações especiais com o intuito de preservar uma das mais antigas manifestações culturais e religiosas do povo.

Confira o que vai acontecer em alguns dos municípios entre o Domingo de Ramos (25 de março) e a Páscoa (1º de abril): 

Santa Bárbara

Encenação "Os Passos da Agonia"

Em Santa Bárbara a Semana Santa é marcada pela encenação "Os Passos da Agonia", que acontecerá pela sexta vez no Centro Histórico.

Vá a Santa Bárbara e acompanhe este belo espetáculo de religiosidade e cultura. A primeira parte será na quinta-feira (29), às 20h; a segunda, na sexta-feira (30), às 19h; e a última no sábado (31), às 21h.

Mais informações: Encenação  "Os Passos da Agonia" é atração em Santa Bárbara

Ouro Preto

Ouro Preto tem confecção de tapetes de serragem e programação cultural diversificada

Em Ouro Preto qualquer pessoa que desejar pode participar da confecção dos tradicionais tapetes de serragem que enfeitam a procissão da Ressurreição, no Sábado de Aleluia (31). A Paróquia do Pilar, que organiza a Semana Santa, pede que os moradores e comerciantes enfeitem as casas e janelas no trajeto das procissões. Toalhas e flores coloridas são sempre colocadas nas janelas. As toalhas vermelhas ou roxas são para os dias mais solenes, sendo substituídas por tecidos brancos ou coloridos para o Domingo da Ressurreição.  Outro pedido é que as casas mantenham as luzes das fachadas acesas, para que moradores e visitantes tenham iluminação adequada para a confecção dos tapetes

Durante a Semana Santa, Ouro Preto conta com programação cultural diversificada, voltada para moradores e turistas. Confira mais aqui.

Mariana

Mariana tem celebrações centenárias

Mariana é o berço da religiosidade em Minas Gerais e, por isso, atrai muitos turistas durante a Semana Santa. As festividades iniciam-se no sábado (24), com a benção dos Santos Óleos. Neste dia todos os religiosos dos 79 municípios que integram a Arquidiocese vêm celebrar com o arcebispo.

No Domingo de Ramos (25), tem benção dos Ramos na Igreja do Rosário dos Pretos, seguida de procissão para a Praça da Sé. Já na segunda (26), é a vez da procissão do Depósito do Senhor dos Passos, que faz memória à prisão de Jesus Cristo e sua condenação no pretório. A ação se inicia na igreja de Nossa Senhora do Carmo procedida pela procissão em que a imagem sai tampada por toldo em direção à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos onde acontece o Sermão do Pretório e o canto dos motetos da paixão.

A Procissão do Encontro acontece na terça (27). As imagens da Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, carregando a cruz, saem em procissão e se encontram na Praça Minas Gerais. O evento acontece num dos espaços que reúne um dos mais belos conjuntos arquitetônicos brasileiros: as igrejas do Carmo e a de São Francisco, construídas uma ao lado da outra.

Na Quarta-Feira Santa (28), e também na Sexta (30) e no Sábado Santo (31), acontece uma celebração de origem medieval, o Ofício de Trevas. Uma cerimônia secular com partes em latim e canto gregoriano, repleta de simbolismo para reviver as dores de Jesus. O templo fica às escuras, iluminado apenas por um candelabro com velas. Na quinta (29), a cerimônia do Lava Pés terá o arcebispo lavando os pés dos fiéis da comunidade. Será no Santuário Nossa Senhora do Carmo, às 19h.

A programação da Sexta-feira da Paixão (30) é intensa. Haverá sermão, procissão de enterro e o cortejo que segue pelo centro histórico. A procissão é composta pelas irmandades da cidade, por pessoas da comunidade que representam as figuras bíblicas. Neste dia, não há missas nem toques de sinos, apenas o som das matracas. A Via Sacra tem início às 6h.

No Domingo de Páscoa (1º), as ruas se enchem de cores ao serem enfeitadas com tapetes de serragem e as janelas decoradas com colchas de retalho, toalhas bordadas e vasos de flores. A decoração é tradicionalmente feita por artistas locais e moradores. Os sinos anunciam o início da procissão, tradição que remonta o século 18, acompanhadas de crianças vestidas de anjos. A procissão sai às 17h do Barro Preto para a Praça da Sé.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus