Casa

11/03/2018 Aprenda a limpar o micro-ondas do jeito certo

O constante contato com a comida faz do micro-ondas um dos utensílios domésticos que mais acumulam sujeira na cozinha. Selecionamos dicas de três profissionais para ajudar na tarefa de limpeza: Guilherme Soares, diretor de Qualidade, Serviços e Atendimento ao Consumidor da Whirlpool Latin America, e as personal organizers Juliana Faria, da YRU Organizer, Helo Henne.

1. Não deixe para depois | A higienização do micro-ondas deve ser imediata. Assim que algum resíduo de alimento cair, limpe. “O respingos de comida que ficam grudados nas paredes do micro-ondas colaboram com a proliferação de bactérias que contaminam o alimento a ser aquecido futuramente. Essas bactérias causam doenças, como infecções alimentares.”, aponta a personal organizer Helo Henne. Assim como você lavar a louça após as refeições, a limpeza do micro-ondas deve se tornar um hábito. “As pessoas acabam utilizando muito esse eletrodoméstico devido à falta de tempo e não têm ideia dos riscos que correm com a falta de higienização”, completa Helo.

2. Quais produtos usar na limpeza? | No interior do micro-ondas produtos “milagrosos” não devem ser usados. Limpe apenas com um pano úmido com sabão ou detergente neutro, sem cloro. No caso dos aparelhos de aço inox, a superfície é comprometida se tiver contato com produtos químicos fortes. “Ao passar o pano úmido, seque a superfície posteriormente. Desta forma, o aparecimento de manchas e ferrugem serão evitados", conta Guilherme Soares, diretor de Qualidade, Serviços e Atendimento ao Consumidor da Whirlpool Latin America.

3. E vinagre, pode? | Há várias táticas caseiras para a remoção de resíduos no micro-ondas que não prejudicam o utensílio. Uma delas é aquecer uma jarra de água com algumas rodelas de limão por três a quatro minutos na potência máxima. O vapor vai ajudar a amolecer a sujeira. O mesmo efeito pode ser obtido com um recipiente com água e uma colher de sopa de vinagre por cinco minutos na potência máxima. “Depois, passe um pano seco limpo ou papel toalha na sujeira, que sairá facilmente”, explica a personal organizers Juliana Faria, da YRU Organizer.

4. Como limpar o painel | Nunca molhe o painel digital. Isso danifica os comandos do aparelho. “Evite também utensílios de metal para retirar resíduos das bordas, pois eles podem riscar o acabamento e danificar a funcionalidade”, aponta Guilherme. Nesse caso, o ideal é limpar a seco. Se a sujeira estiver muito grossa, umidifique um pano o mínimo possível e passe suavemente.

5. Inimigos do micro-ondas | Pratos líquidos como molhos, cremes e sopas são os que mais sujam o interior do aparelho. Se puder, evite-os. “Ovo, tomate, linguiça e batata devem ser perfurados antes do aquecimento, evitando a expansão de peles ou cascas”, sugere Guilherme. Colocar água no prato giratório e ligar o aparelho para amolecer a sujeira é outra prática a ser abolida: o choque térmico pode quebrar o vidro. “Nunca coloque alumínio ou louças com partes metalizadas no micro-ondas. Há risco de acidentes como incêndio e explosões”, pondera Juliana.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus