Viagem & Gastronomia

07/03/2018 Gramado celebra a Páscoa com muito chocolate, fé e devoção

Cleiton Thiele/SerraPress
Cleiton Thiele/SerraPress

Gramado, conhecida como a  capital brasileira do chocolate artesanal, se prepara mais uma vez para encantar os turistas e moradores. Para celebrar a Páscoa, a cidade  recebe uma decoração lúdica com o tema, personagens encantados e a representações de guloseimas e muitas formas de chocolate.

Com apresentações gratuitas, este ano, A Páscoa em Gramado, será realizada de 13 de março a 8 de abril na Rua Coberta, Igreja São Pedro e em outros pontos da cidade. A programação conta com apresentações artísticas, atividades lúdicas e educativas que fazem brilhar os olhos de adultos e crianças e claro, muito chocolate. Tudo isso unido ao emocionante Gramado Aleluia durante a semana Santa com a realização da Procissão de Ramos e celebração da Morte e Paixão de Cristo, onde encenações artísticas, luz, sons e o clima religioso emocionam os visitantes.

Confira os principais eventos:

Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Parada de Páscoa

Família Coelho no Mundo do Chocolate - Enchendo a cidade de cor e magia

Aos fins de semana, a Rua Borges de Medeiros recebe as Paradas de Páscoa. Com o tema “Família Coelho no Mundo do Chocolate”, a Parada conta com a participação de artistas da região que dão vida a um dos momentos mais mágicos da programação de Páscoa em Gramado, enchendo a cidade de cor e magia.

Com a intenção de serem interativas e divertidas, as Paradas trazem artistas caracterizados, com a temática de coelho, cenouras, ovos de chocolate e muito mais. Será uma parada divertida e interativa, na qual os artistas irão apresentar o mundo encantado do chocolate de Gramado, com muita música, dança, brincadeiras e, claro, chocolate.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

 

Procissão de Ramos

Gramado Aleluia em Marcha

Realizada no dia 25 de março, às 9h30, a Procissão dos Ramos é uma das atrações mais aguardadas do Gramado Aleluia. Simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém, onde o povo o acolhe cantando e lhe fazendo um caminho com ramos e suas capas, mostrando os momentos da vida de Cristo desde o seu nascimento até essa entrada triunfante em Jerusalém.

A procissão é marcada pela liturgia da missa, que acontece na Igreja Matriz São Pedro. As cenas apresentadas são divididas por colunas de ramos e nelas é possível acompanhar a vinda do Menino Jesus, José e Maria com seu filho nos braços, Jesus e seus 12 apóstolos, dentre outros momentos marcantes.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Procissão de Passos

Revivendo Uma História de Fé

A tradicional Procissão de Passos ilumina a Avenida Borges de Medeiros com tochas e velas para encenar as últimas horas da vida de Jesus Cristo. O cortejo é um dos momentos mais importantes da programação de Páscoa na cidade e revive a história de Cristo, da prisão até a ressurreição, por meio da encenação e de alegorias, ao som de batidas de instrumentos musicais. A procissão acontece no dia 30 de março, às 20h, em direção à Igreja Matriz São Pedro.

Antigamente chamada de Procissão do Senhor Morto, a romaria resgata rituais da idade média. Emoção e fé expressam a ação que é exercida por atores, equipe de produção e principalmente pela comunidade que conduz os carros alegóricos com os quadros vivos, tochas, estandartes e os incensários.

A programação completa você encontra no site pascoaemgramado.net.br.

Leia também: O que fazer em Gramado; atrações pagas e gratuitas

 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus