Cidades

23/02/2018 Programa Rio Vivo beneficia 150 propriedades rurais em Ipatinga

Em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), a Prefeitura de Ipatinga vem desenvolvendo no município o Programa ‘Rio Vivo’, parte de um amplo leque de ações voltadas para a recuperação ambiental que contempla várias regiões. nascenteOs recursos para viabilização das ações são assegurados na cobrança pelo uso da água. A iniciativa conta com o apoio técnico do Instituto BioAtlântica (IBIO), que trabalha para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Doce.

Por meio da iniciativa, deverão ser contempladas 150 propriedades rurais do município com a implantação de tecnologias de infiltração e armazenamento de água - as chamadas barraginhas, que também servem para o controle de atividades geradoras de sedimentos e instalação de caixas secas; expansão do sistema de saneamento, com tratamento de esgoto e água, além de projetos de recuperação de nascentes, monitoramento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).

Até o momento, cerca de 50 propriedades já aderiram ao programa e vão receber os benefícios de recuperação de área degradada a custo zero.

Técnicos do IBIO continuam em campo, realizando o diagnóstico das demais propriedades. Porém, somente por meio da adesão assinada pelo proprietário do imóvel rural é possível ser contemplada a localidade que atenda aos requisitos.

Prioritariamente, o Programa ‘Rio Vivo’ contempla os imóveis rurais pertencentes às comunidades de Pedra Branca, Ipaneminha, Ipanemão e Tribuna, onde existam nascentes ou próximos aos cursos d’água.

Quantidade e qualidade

O objetivo final do Programa é revitalizar os corpos d’água (nascentes) das localidades contempladas, aumentando a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, promovendo o aumento da infiltração e armazenamento das águas de chuva no solo e, ainda, controle do carreamento de sedimentos para corpos d’água.

A adesão pode ser feita mediante contato com o técnico Juliano (98741-5496) ou pelo telefone do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura: 3829-8094.

 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus