Gerais

20/02/2018 Previsão do tempo aponta chuvas intensas em Minas Gerais

De acordo com o Climatempo, esta é uma semana de atenção para a Região Sudeste do Brasil. Mudanças na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão facilitar a formação de fortes áreas de instabilidade que poderão provocar temporais em todos os estados.

Hoje e amanhã em Minas, somente no Vale do Jequitinhonha o sol deve aparecer entre nuvens, com possibilidade de chuvas leves e isoladas. No restante do estado, principalmente na Zona da Mata, Sul e Triângulo, a previsão é de precipitações de alta intensidade. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, elas devem variar de moderadas a fortes. O Sudeste do país vai passar toda a semana recebendo ar quente úmido vindo do Centro-Norte brasileiro.

Entre a quinta e sexta-feira, uma frente fria que se forma no Sul segue em direção ao Sudeste. A intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do Sudeste brasileiro e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região deixa as áreas de instabilidade ainda mais fortes sobre Minas Gerais, Rio Janeiro e Espírito Santo. Mais nuvens carregadas se formam sobre esses três estados e o risco de temporais é maior. As pancadas podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia, podendo chover forte inclusive na Grande Belo Horizonte. Ontem, na capital mineira, já era possível ver aglomerados de nuvens carregadas (manchas avermelhadas).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, usado quando há previsão de chuvas intensas, para grande parte de Minas. Nas regiões do Médio Piracicaba, Vale do Aço e Rio Doce são esperados até 50mm de precipitação por dia e ventos fortes. A população de ficar atenta às pancadas de chuva que devem ocorrer a partir das 13 horas de hoje (20) até às 8 horas de amanhã (21) de acordo com o instituto.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus