Viagem & Gastronomia

14/02/2018 Montanhas capixabas: conheça Domingos Martins

O lugar é conhecido como Cidade do Verde por manter preservada parte da sua flora e pela exuberância da Mata Atlântica

Localizada a 40 quilômetros de Vitória, está a bela e charmosa cidade de Domingos Martins. Colonizada por alemães, pomeranos (alemães vindos da Pomerânia, região localizada entre as atuais Polônia e Alemanha) e italianos, a pequena cidade conserva a tradição de seus antepassados por meio da gastronomia, música, dança, arquitetura e do artesanato.

Conhecido como Cidade do Verde por manter preservada parte da sua flora e pela exuberância da Mata Atlântica, o lugar recebe grande número de turistas durante todo o ano, mas especialmente quando chega a temporada de inverno, quando a temperatura cai bastante e o clima das montanhas se harmoniza perfeitamente com as tradicionais comidas da região.

Gastronomia
A gastronomia típica local é influenciada pelos alemães e italianos, sendo que a tradição alemã está presente em pratos como chucrute, chouriço feito com sangue e açúcar, mortadela, bisteca de porco, eisbein (joelho de porco), kassler (lombo de porco defumado), appfelstrudel (folhado de maça), entre outros. Já os italianos cultivam a tradição das massas, da polenta com linguiça e da macarronada com muito tempero e queijo.

Dica: Reserve um tempo para conhecer a feira do agricultor -

Aos sábados acontece a feira do agricultor bem no centro, e se você estiver na cidade, não deixe de dar uma passadinha por lá, e principalmente na barraca de pastel. Lá você vai encontrar, além do pastel frito na hora, um delicioso caldo de cana geladinho. Detalhe: você compra o pastel e ganha o caldo.

Praça Arthur Gerhardt

Bem no centro da cidade, a praça Arthur Gerhard é um convite ao descanso, com muitas árvores, fonte, laguinho e bancos. O local é muito bem cuidado, e um dos principais cartões postais da cidade.

Lá você vai encontrar o Monumento ao Colono Imigrante, construído no ano de 1954, pelo escultor europeu Carlo Crepaz, em homenagem aos colonos alemães; a Igreja Evangélica da Confissão Luterana, inaugurada em 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico do Espírito Santo. Esta é a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, a Constituição brasileira proibia torres em igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas; bem ao lado da igreja está um laguinho com peixes e uma miniatura de Quitungo, que foi criado com a chegada dos colonos imigrantes e substituiu o trabalho braçal utilizado na fabricação da farinha, pela força da água. Além de facilitar a produção da farinha, o Quitungo também realizava outras funções como: pilar café e arroz, moer fubá e canjica, gerar eletricidade, entre outros. A farinha de mandioca tornou-se um importante alimento e boa fonte de renda para os colonos e a região.

A praça é cheia de muitos outros detalhes, tem relógio do sol, bustos em homenagem a pessoas importantes e um termômetro para registrar a temperatura e fazer a alegria dos turistas que nos dias mais frios (o que não foi o caso no momento de nossa visita) fazem questão de eternizar o “gelo” em forma de fotografia.

 

Rua do Lazer

 

Localizada no centro da cidade, na rua João Batista Wernersbach, a Rua de Lazer oferece várias opções de entretenimento, alimentação e compras tanto para os moradores locais como para os turista. Lá só é permitido o trânsito de pedestres, e há muitas opções de bares e restaurantes para você saborear as delícias da cidade.

 

Pedra Azul

Pegando a estrada sentido Minas Gerais, você encontra a Pedra Azul, dentro do parque estadual homônimo. A aproximadamente 50 km de Domingos Martins, ela está localizada no Distrito de Aracê, que pertence a Domingos Martins.

A Pedra Azul, que dependendo da incidência solar pode ter também tons esverdeados ou amarelados, é um dos principais cartões postais do Espírito Santo. Uma saliência no alto da pedra remete à escalada de um lagarto, dando nome a um roteiro incrível, a Rota do Lagarto, por uma estradinha estreita de paralelepípedos com restaurantes e pousadas charmosos – em 2 quilômetros, aparece a portaria do Parque Estadual da Pedra Azul. No parque é possível realizar trilhas com diferentes níveis de dificuldade.
 

Leia também: 5 passeios gratuitos para fazer em Vitória

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus