Cidades

18/01/2018 Prefeitura confirma um caso de febre amarela em São Gonçalo do Rio Abaixo

Outro caso de suspeita da doença está sendo investigado.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo confirma um caso de febre amarela no município. O caso confirmado é de um homem de 42 anos, residente na localidade rural do Matias e trabalha em área florestal (Estação Ambiental do Peti). Ele foi internado no último dia 11, no Hospital Carlos Chagas, em Itabira, e recebeu alta hoje (17).

Outro caso de suspeita da doença que está sendo investigado é de um homem, de 44 anos, morador da localidade de Gralhos, que se encontra internado desde o dia 13, no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

Em dezembro de 2017, o município teve a confirmação da morte de um macaco por febre amarela na zona rural de Abre Campo.

A secretária de Saúde de São Gonçalo, Carolina Moreira Duarte, enfatiza sobre a necessidade de tomar a vacina. "É primordial que todos se protejam e a única forma é por meio da vacinação que está disponível nos postos de saúde (PSF)”, ressalta. Carolina Duarte faz ainda um apelo aos homens para que compareçam aos locais de vacinação. “A febre amarela mata. Na nossa região, a doença tem atingido os homens de 40 a 50 anos, geralmente porque são mais resistentes a tomar a vacina. A medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação, portanto previnam-se”, salientou a secretária.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a vacinação contra a febre amarela está sendo intensificada e ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Ao procurar os locais de vacinação é importante apresentar o cartão de vacina, mesmo o da infância, pois as doses registradas há vários anos, ainda têm validade. Caso o cartão de vacinação tenha sido perdido, a pessoa deve procurar o serviço de saúde que costuma freqüentar, para regularizar a situação.

Maiores informações podem ser obtidas no setor de Vigilância em Saúde do município, em todas as Equipes de Saúde da Família (ESF) ou pelo telefone: 3820-1835.                            

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus