Beleza & Bem Estar

04/01/2018 Saiba como escolher o protetor solar e proteger sua pele e cabelo

A estação mais quente do ano exige atenção especial para manter a saúde e a beleza

Nada melhor do que aliviar o calor com mergulhos no mar ou na piscina e aproveitar o sol para retocar o bronzeado. O verão é a estação mais aguardada do ano, mas, quando vivida sem cuidados, pode deixar marcas desagradáveis na pele e nos cabelos. A rede nacional de farmácias Extrafarma consultou a dermatologista e tricologista Anna Cecília Andriolo para saber quais são os principais cuidados que se deve ter na hora de tomar sol para preservar a saúde da pele e dos cabelos.

1. Qual o melhor fator de proteção para cada tipo de pele?

O fator de proteção mínimo depende da cor da pele, da presença de alterações cutâneas e da predisposição para a formação de manchas, características que podem ser identificadas durante a consulta médica. “Uma pele protegida sofre menos ação do fotoenvelhecimento e está menos sujeita ao aparecimento de câncer de pele. Como regra geral, não é recomendável usar um fator de proteção solar inferior a 30”, afirma Anna Cecília.

 

2. Qual a quantidade de filtro solar recomendada?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada é uma colher de chá do produto para cada uma das seguintes áreas do corpo:

- Rosto, pescoço e cabeça (quando necessário)

- Parte da frente do tronco

- Costas e ombros

- Braços (uma colher para cada braço)

- Parte da frente das pernas (uma colher para cada)

- Parte de trás das pernas (uma colher para cada)

 

3. Bases com proteção substituem o filtro solar?

Bases com proteção solar não substituem o filtro! Alguns filtros solares possuem cor, ajudando na camuflagem de manchas e funcionando como maquiagem, porém o inverso não é válido. “Produtos de maquiagem que contém filtro solar geralmente possuem baixo fator de proteção e não garantem a estabilização necessária para uma proteção adequada”, informa Anna Cecília.

 

4. O filtro solar deve ser passado antes ou depois do repelente?

O filtro solar deve ser aplicado sempre antes do repelente, para que ambos os produtos tenham a máxima eficácia possível.

 

5. O cabelo precisa de protetor solar?

Produtos para cabelo com filtro solar na formulação são ideias para quem pratica esportes ao ar livre, mas Anna Cecília ressalta que a proteção física, com o uso de chapéus e bonés, também é muito importante para a saúde dos fios.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus