Educação

24/11/2017 CSFX lança mais uma edição do programa de Bolsas Sociais 100%

O Colégio São Francisco Xavier (CSFX) acaba de lançar mais uma edição do programa de Bolsas Sociais 100% integrais, sob o tema Chegou a hora de fazer acontecer. A iniciativa consiste na seleção de alunos da rede pública para cursar o 3º Ano do Ensino Médio, em 2018, no educandário. Os interessados em conquistar o benefício devem se inscrever no período de 23 de novembro a 13 de dezembro, pelo site www.csfx.com.br, onde está disponível o edital do processo seletivo.

Ao todo, serão distribuídas 40 bolsas entre estudantes que atenderem os requisitos estabelecidos para receber a isenção do pagamento da mensalidade escolar no Colégio São Francisco. Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa ter perfil socioeconômico definido na Lei 12.1012009 e no Decreto 8.2422014, e comprovar renda bruta mensal per capita do grupo familiar de até um salário mínimo e meio. O aluno também precisa estar cursando a 2ª série do Ensino Médio, em 2017, em escola da rede pública de ensino. Essa condição significa que o estudante cursará a 3ª série do Ensino Médio em 2018. O candidato à bolsa precisa participar do teste de seleção. A inscrição no Processo Seletivo de Bolsa de Estudo Social também figura entre os requisitos para quem pretende obter o benefício.

Implantado em 1999, o programa de Bolsas Sociais beneficia anualmente, em média, 600 alunos oriundos da rede pública de ensino. Inicialmente, o programa de Bolsas era divulgado apenas entre as escolas públicas de Ipatinga, que indicavam os alunos com melhor rendimento escolar, levando-se em conta a situação sócio econômica. “Neste ano, optamos pela divulgação por meio dos veículos de comunicação a fim de ampliar a abrangência do programa”, explica Janísia Dornelas, Coordenadora de Serviços Administrativos do CSFX.

Quanto à seleção adotada pelo Colégio São Francisco Xavier, Janísia explica que o aluno que vem da rede pública tem potencial para estudar no CSFX. O teste é aplicado para avaliar o desempenho acadêmico do aluno e permitir a oportunidade de inserção no Colégio. Uma vez que as vagas são limitadas, a seleção é necessária”. Os candidatos à Bolsa Social realizam prova de Português, Matemática e Produção de Texto.

Conforme Janísia, os alunos que estudam no Colégio São Francisco como bolsistas alcançam ótimos resultados, assim como os demais. “Mantemos uma média de 65% de aprovação em vestibulares de universidades públicas e 100% em escolas particulares”.

Segundo a coordenadora, investir nesse programa de oferta de bolsas é promover a inclusão, reunir pessoas dos mais diversos perfis e viabilizar o acesso de crianças e jovens provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo a uma educação de qualidade.

APROVAÇÃO
Klaide Lopes de Sena, 17, é outro bolsista do CSFX. Ele cursa o 2º ano do Ensino Médio, e está entre os alunos que se destacam no Colégio. “Eu sempre quis estudar em uma escola que fosse referência em educação. Assim que eu soube do programa de Bolsas Sociais do Colégio São Francisco, eu me inscrevi e fui aprovado”, conta o estudante, que se diz muito feliz por estudar no educandário.

“Meu filho já conquistou várias medalhas em olimpíadas nacionais de conhecimentos. Ele está se preparando para fazer vestibular para Medicina. Certamente, será bem sucedido”, comenta a mãe de Klaide, Sirléia Ferreira Lopes. Segundo ela, a Bolsa veio como a realização de um grande sonho - estudar no CSFX e chegar à universidade pública.

Segundo cálculos de Sirléia, considerando o valor da mensalidade do Ensino Médio, a conquista da Bolsa Social representa uma economia de R$15 mil ao longo de um ano. “Jamais teríamos esse valor para investir em uma escola de tanta qualidade”, enfatiza.

Maria Eduarda Magalhães, 15, está entre os estudantes que já foram contemplados com o programa de Bolsas Sociais. “Estudar no São Francisco era um grande desejo que pude realizar graças à Bolsa Social. Eu não me esqueço de quando fui selecionada. Recebi a notícia com muita alegria”, recorda.

Hoje, Maria Eduarda faz curso técnico e tem as melhores expectativas para o futuro. “Toda a bagagem de conteúdos do Ensino Fundamental eu trouxe do São Francisco. Tenho aplicado todos esses conhecimentos, que vão me ajudar a garantir uma vaga em uma universidade pública e, futuramente, sucesso na vida profissional”.

SERVIÇO
Interessados em concorrer a uma Bolsa Social do Colégio São Francisco Xavier devem se inscrever até o dia 13 de dezembro pelo site www.csfx.com.br, onde está disponível o edital do processo seletivo. O teste de seleção será no dia 16 de dezembro. Quanto à matrícula e a entrega da documentação dos bolsistas selecionados estão agendadas para o dia 9 de janeiro de 2018. Outras informações podem ser obtidas pelo 31 3829.9800.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus