Cidades

22/11/2017 Lojas do Vale do Aço já estão prontas para a Black Friday

Há pelo menos três anos, a última sexta-feira de novembro tem trazido resultados bastante positivos para o comércio da região. Lojas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo abraçaram a ideia e investem pesado na Black Friday, dia em que a maioria dos empresários oferece descontos e ofertas aos clientes. E de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, as vendas nesta sexta-feira (24) deverão aumentar em até 20% quando comparadas ao mesmo período do ano passado.

“As expectativas para o futuro têm melhorado em âmbito nacional, sem falar no crescimento da renda e emprego aqui no Vale do Aço, com nossas siderúrgicas voltando a contratar”, justifica o otimismo, o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes. O dirigente sindical revela que a Black Friday também tem sido uma ótima oportunidade para as pessoas anteciparem as compras de Natal, gastando menos em ótimos produtos. “A tendência é que haja uma saída maior por aparelhos telefônicos, itens de informática, roupas e calçados”, acrescenta.

Entretanto, a entidade patronal repudia a prática de “maquiar” descontos e reforça que as ofertas que não sejam verdadeiras só mancharão a reputação da empresa. “A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e, no Brasil, tem sido uma ótima oportunidade para alavancar as vendas fora de períodos que tradicionalmente já são bons para o comércio, como Dia das Mães e Natal”, lembra Facundes, para complementar: “Então, o Sindcomércio não só apoia a iniciativa, como também orienta que é necessário o lojista escolher um item de alto valor agregado ou muito desejado, abaixando consideravelmente o seu preço. E será este produto que chamará atenção para a loja.”

Porém, Facundes esclarece que – antes de abaixar o preço das mercadorias –, o comerciante precisa analisar os custos e as margens de lucro, de maneira que se dê vazão ao que está mais paradas no estoque. “É mais uma oportunidade que o empresário tem de fazer girar seus produtos, deixando para o Natal apenas as novidades e lançamentos”, afirma.

Campanha
O Sindcomércio Vale do Aço iniciou, na 2ª semana deste mês, uma campanha incentivando as lojas a aderirem à “Black Friday”. Via redes sociais e e-mail marketing na Internet, o sindicato orientou os empresários e produziu peças publicitárias. Ainda foram e continuam sendo distribuídos cartazes promocionais nas lojas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo.

História
Se conhece como Black Friday (Sexta-feira Negra, em inglês), o dia em que é inaugurada a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente online. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à ideia.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus