Cultura

18/10/2017 Peça 'Viagens Perigosas' será apresentada gratuitamente em Santa Bárbara e Barão de Cocais

Crianças das cidades de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, Sabará, Nova Lima e Raposos (MG) terão a oportunidade de assistir uma peça de teatro gratuita sobre as consequências do uso de drogas. Serão realizadas 10 apresentações da peça teatral “Viagens Perigosas” entre os dias 23 e 26 de outubro. O espetáculo faz parte do projeto Diverte Teatro Viajante, que tem o patrocínio do Ministério da Cultura e da empresa AngloGold Ashanti.

A peça conta a história de um cientista e seu assistente adolescente que refletem sobre as consequências psíquicas e emocionais que acontecem no corpo humano com o uso de drogas. Apesar de ser um assunto extremamente sério e importante, tudo é teatralizado de maneira divertida e lúdica para prender a atenção da plateia e fazê-la levar este assunto para a vida toda.

"Nosso trabalho tem como objetivo principal levar o acesso à cultura à locais e comunidades que não tem a possibilidade de ir a um teatro e viver a experiência única de uma encenação teatral, por isso nosso projeto é itinerante. Buscamos utilizar a cultura, através do teatro, para informar e divertir nosso público, mas acreditamos que ele também é capaz de salvar vidas. Sempre que um jovem da nossa plateia entende a mensagem e repassa para seus amigos, nosso trabalho já está valendo a pena. E contar com o apoio de grandes empresas como a AngloGold Ashanti nos ajuda a levar este tema para cada vez mais crianças”, explica o diretor do projeto Júlio Martinez.

“Este é um problema muito grave para nosso país, por isso é tão importante conversar com crianças, pré-adolescentes e adolescentes sobre o tema”, finaliza o diretor.

A peça utiliza como exemplo drogas pesadas, como crack e cocaína, e também aquelas que aparecem em festas como drogas “da moda”, como as drogas sintéticas. Os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do cérebro e o que muda no nosso organismo com o uso dessas substâncias.

"Sabemos que o acesso à cultura ainda é para poucos e poder oferecer algo novo para eles, conciliando a arte com a informação, é fantástico. O aumento do uso de drogas é motivo real de preocupação para todos nós. Com as apresentações teatrais esperamos contribuir para criar um movimento voltado para a prevenção em nossa comunidade”, ressalta Lisiane Feltraco, coordenadora de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (19) 3299-2835, (19) 3327-7210 ou pelo e-mail atendimento@cienciadivertida.com.br.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus