Viagem & Gastronomia

07/08/2017 Romeu e Julieta: conheça a história por trás desta delícia mineira

Algumas coisas parecem que nasceram uma para a outra. É assim com o queijo e a goiabada, cuja combinação é popularmente conhecida como Romeu e Julieta.

De origem mineira, esta mistura famosa surgiu ainda no período colonial, quando os portugueses iniciaram a produção de queijo em suas colônias, originando o queijo minas. A goiabada surgiu da necessidade de conservar o fruto e foi como uma alternativa a marmelada.

Porém não existem registros precisos de quando começaram a consumir queijo com goiabada. Acredita-se que tenha sido nos fartos cafés coloniais, quando havia muitos ingredientes à mesa e assim, era possível combinar esses ingredientes aparentemente distantes. Apesar da influência portuguesa, a combinação de “goiabada e queijo” deriva da cultura búlgara.

A explicação para o nome “Romeu e Julieta”, quando poderia ser “queijo com goiabada” é simples de entender: assim como o casal apaixonado, os dois ingredientes são muito diferentes, mas combinam perfeitamente.
 

A tradição do doce em Minas Gerais

Em Barão de Cocais, a 93 quilômetros da Belo Horizonte, a praça da Matriz do Rosário, no distrito de Cocais, no mês de maio se torna palco da já tradicional Festa da Quitanda e do Festival da Goiabada.

O evento que é gratuito, tem como objetivo preservar o modo de fazer a goiabada, registrada como partrimônio imaterial de Barão de Cocais. Nos dias de festa, o pacato distrito, atrai milhares de turístas apaixonados pelo doce e pelas quitandas mineiras que são feitas com muito cuidado e amor, preservando as tradições culinárias do estado.

Leia também: Festival da Quitanda e Goiabada tem mais uma edição de sucesso no Distrito deCocais 

 

© 2015 Tv Última Notícia . By Mediaplus