Gerais

25/06/2017 Massas de ar frio vindas do Polo Sul deixam temperaturas mais baixas em Minas

Nesta semana teve início a estação mais fria do ano: o inverno. Com a chegada do período, caracterizado pelas baixas temperaturas e pelo tempo seco, a Cemig informa a previsão do tempo para o estado e destaca que o Oceano Pacífico permanecerá neutro, no qual os fenômenos El Niño e La Niña não terão influência positiva ou negativa nas temperaturas.

Segundo Arthur Chaves de Paiva Neto, meteorologista da Cemig, haverá, neste inverno, uma queda significativa nas temperaturas devido ao deslocamento de massas de ar frio vindas do Polo Sul. De acordo com o meteorologista, o fenômeno deverá provocar, ainda, a diminuição das chuvas no estado. “Uma característica importante é que no decorrer da estação a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e regiões mais ao norte”, explica.

Já nas regiões serranas do estado, poderão ocorrer nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia, que decorrem de variações rápidas das condições climáticas.

Chuvas
Julho, comparado à média histórica, deve ser o mês mais seco deste inverno, enquanto agosto e setembro deverão apresentar os maiores volumes de chuva da estação. Para setembro, também são esperadas pancadas fortes com possibilidade de granizo.

Nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de chuvas acima da média. Já no Triângulo Mineiro e nas regiões Norte e Noroeste, os níveis de chuva deverão ficar ligeiramente abaixo da média.

Regiões do Estado
Veja abaixo a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para sua região, nos meses de julho, agosto e setembro.

 

TEMPERATURAS  PREVISTAS (oC)

REGIÃO

Mínimas

Máximas

MÉDIA GERAL

NOROESTE

16

30

22,8

NORTE

15

30

22,5

NORDESTE

16

30

23,3

LESTE

17

29

22,5

OESTE

14

26

20,0

CENTRO

15

27

20,8

SUL

10

27

18,6

ZONA DA MATA

13

24

18,5

TRIÂNGULO

15

30

22,7

Fonte: Cemig

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus