Viagem & Gastronomia

26/05/2017 Um passeio pelas belezas e sabores de Ouro Preto

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto encanta os viajantes que sobem e descem suas infinitas ladeiras ornamentadas por esculturais casarões centenários e paisagens naturais exuberantes.

Ladeiras. Turistar pelo Centro Histórico é um barato, mas exige disposição, pois o passeio deve ser feito preferencialmente a pé, uma vez que as ruas são estreitas, algumas de mão única, e estacionar não é tarefa das mais fáceis. Apesar das intermináveis subidas, vale a pena. Uma dica para quem decide se aventurar pela bela Ouro Preto, é ficar atento ao calçado, porque as pedras centenárias das ruas escorregam, e escorregam muito. O ideal é que o solado seja emborrachado, para evitar escorregões e tombos.

História. Em todos os lugares uma experiência fascinate e a sensação de estar voltando no tempo. É uma aula de história a céu aberto. Uma visita a Casa dos Contos é obrigatória. O casarão foi construído entre 1782 a 1787 para ser a residência de João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da Capitania de Minas Gerais e desde então  serviu para diversos fins, inclusive de cárcere para os inconfidentes e sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, daí o seu nome Casa dos Contos. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, salas de exposições, além do acesso central ao Parque Horto dos Contos. A entrada é franca.

Religiosidade e arquitetura. As igrejas são um espetáculo a parte. Todas, sem excessão, são lindas, e são inúmeras. Entre as principais estão a Matriz N. Sra. do Pilar (entrada paga); N. Sra. da Conceição (entrada paga); São Francisco de Assis (a mais famosa de Ouro Preto. Sua construção foi iniciada em 1766 e é considerada a obra-prima de Aleijadinho – entrada paga); São Francisco de Paula (a última igreja erguida no período colonial). E muitas outras.

Artesanato. A feirinha de Pedra Sabão, merece uma visita. Lá são vendidos artesanatos, como tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e vasos. Apesar do nome e da predominância de produtos de pedra sabão, também são encontradas camisetas, colares, pulseiras, cartões postais e filtros dos sonhos, que ficam expostos em barracas.

Culinária. Ah, a culinária. Ir a Ouro Preto e não se deliciar com os pratos típicos mineiros não vale. O frango ao molho pardo acompanhado de arroz branco, angu e couve, o feijão-tropeiro e o franguinho com quiabo são facilmente encontrados nos diversos restaurante típicos da cidade. Guarde lugar para a sobremesa - os doces de frutas e de leite reinam soberanos, sempre servidos com queijo Minas. Além da boa comida, provavelmente você vai encontrar alguém para um dedo de prosa, sem pressa e sem compromisso, principalmente se optar por algum dos restaurantes centenários, onde a administração vai passando de geração para geração. Quem não se render as delícias da culinária mineira e preferir um fast food, também encontra com facilidade.

Fotos: Alexandre Miquelete; Dervania Vial
 
© 2021 Última Notícia . By Mediaplus