Educação

26/05/2017 UFMG abre mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos para profissionais da saúde

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu mais de 20 mil vagas em cursos à distância gratuitos para profissionais da área da saúde. Entre os cursos oferecidos estão “Tecnologias assistivas”, “Atenção Domiciliar” e “Aperfeiçoamento em Saúde da Família para profissionais de Educação Física”. Apesar das vagas serem prioritariamente voltadas para gestores e profissionais da saúde com nível superior, vinculados aos SUS com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES), na maioria dos cursos, qualquer pessoa pode acessar o conteúdo como visitante. 

Atenção Domiciliar

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon) está com 9 mil vagas abertas em 3 cursos gratuitos em Atenção Domiciliar em Saúde. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro, pelo site.

Ofertadas a distância, as qualificações tem como público prioritário profissionais e gestores de saúde com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes). Interessados que não pertencem a esses grupos também podem acessar o conteúdo dos cursos.

Nesta edição, uma novidade: todos os participantes receberão a declaração de conclusão – antes restrita ao público alvo.

Confiras as 3 modalidades de oferecidas pelo Nescon em Atenção Domiciliar:

Atenção Domiciliar na Rede Básica à Saúde (3 mil vagas);
Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior (3 mil vagas);
Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar (3 mil vagas)

O aluno tem até 30 de novembro para concluir a qualificação em que se inscreveu. A declaração de conclusão é emitida online e enviada por e-mail em até 3 dias úteis após o término do curso.

Os cursos são fruto de uma parceria da UFMG com o Ministério da Saúde/Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais de Educação Física

O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais de Educação Física foi desenvolvido com a finalidade de aperfeiçoar o conhecimento dos Profissionais de Educação Física que atuam tanto na área da Saúde como na Educação nos conceitos básicos da Atenção Primária à Saúde.

Com esta iniciativa espera-se incentivar a formação de redes intersetoriais para promover a saúde e a prevenção de doenças nos diferentes municípios do estado de Minas Gerais, bem como assegurar uma atuação profissional responsável, competente e ética desta categoria junto à sociedade.

As inscrições vão até 15 de junho, e podem ser feitas no site do CREF6/MG.

Tecnologias assistivas

Para os interessados em atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiencia são disponibilizadas 12 mil vagas, em quatro modalidades: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora; Direitos das pessoas com deficiência e visão; Direitos das pessoas com deficiência e audição e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação. Sendo 3 mil vagas para cada habilidade.

As qualificações são a distância, e são prioritariamente voltadas a gestores e profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES). Qualquer pessoa, entretanto, pode acessar os conteúdos da formação como visitante, porém sem direito a certificado de conclusão.

As qualificações são fruto de uma parceria da UFMG com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

As inscrições vão até 15 de junho, e podem ser feitas na página de cursos do Nescon.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus