Cidades

19/05/2017 Itabira - Unidades Básicas de Saúde mudam de endereço

A UBS do Juca Rosa, anteriormente instalada na rua Marajó, no bairro Vila Santa Rosa, funcionará na UBS do bairro Praia – avenida Li Guerra, ao lado da Justiça do Trabalho. Já a UBS do bairro Centro, antes situada na rua Mestre Emílio, vai mudar para a antiga UBS do Juca Rosa. De acordo com Lauana Matosinho Silva, secretária-adjunta de Saúde, a necessidade de mudar a UBS do Centro é de ordem estrutural, segundo requerimento do Ministério Público enviado à Prefeitura ainda em 2011. “Lá é um imóvel alugado e por isso é adaptado para funcionar, sendo que não conseguimos atender a todas as exigências necessárias, tanto as do Corpo de Bombeiros como as da vigilância sanitária, por exemplo”.

O processo de mudança das unidades foi discutido com o Conselho Municipal de Saúde de Itabira e também com as respectivas comunidades. “Primeiro conversamos com o conselho, depois com a comunidade do Juca Rosa, há duas semanas, e com a do Centro, na semana passada e, por último, com as equipes. Só depois desses encontros é que começamos as mudanças. Felizmente, o pessoal do Juca Rosa concordou, mas o do Centro não teve a mesma aceitação”, afirmou Lauana Matosinho.

No entanto, segundo a secretária-adjunta, o local que a UBS do Centro será instalada – antiga UBS do Juca Rosa – é uma construção que atende aos parâmetros exigidos pela Saúde. “Estamos saindo de um imóvel alugado, que não atende a todas as necessidades, para esta UBS que é adequada, híbrida e estruturada”, disse. Assim como a UBS do Juca Rosa, que também funcionará em um local construído para este fim. “Vamos instalar a UBS do Juca Rosa no mesmo prédio da UBS do Praia, que também é uma unidade híbrida e com capacidade para duas equipes, hoje tem apenas uma. Inclusive, posso afirmar que a estrutura da UBS do Praia e do Juca Rosa é a melhor que temos hoje”, ressaltou Lauana Matosinho.

Mito
Segundo Lauana Matosinho, é um erro nomear as Unidades Básicas de Saúde com o nome dos bairros, já que elas devem atender a determinados territórios. “As unidades não atendem apenas o bairro que estão localizadas. A do Centro, por exemplo, abrange os bairros Centro, Penha, Santo Antônio e São Pedro, assim como a do Juca Rosa, que deve receber as comunidades dos bairros Juca Rosa e Vila São Geraldo”. Ainda de acordo com ela, a instalação de uma UBS segue a determinados requisitos. “Existe a regra de territorialidade, de quanto uma família pode se deslocar e de quanta distância pode ter. Então, nós consultamos o mapa da cidade para definir o local da unidade, que é dentro da abrangência desse território”, finalizou a secretária-adjunta.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus