Polícia

01/05/2017 Minas Gerais ganha reforço na segurança pública com mais 1.800 soldados da PM

A segurança pública de Minas Gerais ganhou um reforço de mais de 1.800 novos soldados que irão atuar nas ruas e nos batalhões do interior do Estado. Nesta sexta-feira (28) ocorreram, simultaneamente, solenidades de formatura em 13 das 19 Regiões de Polícia Militar (RPMs) de Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel presidiu a cerimônia de formatura de 208 soldados em Uberaba, no Território Triângulo Sul, sede da 5ª RPM. O paraninfo da turma foi o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel André Leão.

Em seu discurso, o governador enfatizou o investimento do Governo de Minas Gerais na área da segurança pública nos últimos dois anos. “Hoje é um dia de muita alegria. Para os formandos e seus familiares, para a Policia Militar de Minas Gerais, para todo o estado. Aqui, em Uberaba, nós estamos formando 208 policiais militares. Mas em outras cidades, no dia de hoje, nós estamos incorporando à tropa, no total, 1.800 novos policiais militares. Eles se somam aos 1.000 policiais militares que incorporamos em janeiro deste ano na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Se somarmos também os oficiais que formamos no CFO (Curso de Formação de Oficiais) e no CHO (Curso de Habilitação de Oficiais), que são mais cerca de 300, nós vamos ter mais de 3 mil homens e mulheres integrando a corporação da Polícia Militar somente neste ano de 2017”, lembrou o governador.

“Isso significa a renovação do nosso compromisso com a segurança pública do estado. Além de incorporarmos novos integrantes à corporação da Polícia Militar, no final do ano passado, incorporamos, à Polícia Civil, 1.000 novos investigadores e cerca de 200 especialistas, peritos, escrivães e demais integrantes da Polícia Civil. Além disso, renovamos a integralidade da frota da Polícia Militar de Minas Gerais, e parcialmente a frota da Polícia Civil. Tudo isso significa que temos um compromisso permanente com a segurança pública do nosso Estado”, afirmou Fernando Pimentel.

Curso de Formação de Soldados

Os mais de 1.800 soldados formados na cerimônia desta sexta-feira irão atuar exclusivamente na atividade-fim da corporação, ou seja, irão reforçar o policiamento nas ruas das cidades do interior de Minas Gerais. A incorporação desses novos policiais irá garantir maior capilaridade à PMMG, ajudando no combate e enfrentamento da interiorização dos crimes e criando uma rede de proteção com foco nas pequenas cidades.

“Hoje, somos testemunhas de um feito grandioso e do cumprimento de uma etapa fundamental da formação desses jovens militares. A culminância de um processo que começou no primeiro dia em que transpuseram os portões do 5º Batalhão de Polícia Militar com o proposito de integrar a mais antiga e conceituada Polícia Militar do Brasil. Hoje vocês estão se formando. Formar-se, entretanto, não significa estar pronto, mas disponível, apto e perseverante, e é um processo que se enriquece a cada nova experiência que vivenciamos, a cada nova ocorrência que somos chamados a atender”, afirmou, em seu discurso, o subcomandante-geral da PM, coronel André Leão, escolhido o paraninfo pela turma.

Os soldados passaram por curso com duração de nove meses e tiveram uma formação diferenciada, com introdução de disciplinas da área de humanas, com o objetivo de prepara-los para interação mais eficaz no contato com a população. Os alunos aprenderam lições de direitos humanos e tiveram aulas nas áreas de Direito Penal, Civil, Penal Militar e Constitucional. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus