Viagem & Gastronomia

08/04/2017 Santuário do Caraça reúne beleza, religiosidade e cultura em um só lugar

Com mais de 240 anos de história o Santuário do Caraça, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a 120 km de Belo Horizonte, esbanja beleza, cultura e religiosidade. Cerca de 70 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, passam por esta maravilha todos os anos.

Natureza e fé dominam o lugar. A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (1876), em estilo neogótico, integra o conjunto e tem órgão com 700 tubos e vitrais franceses. Cachoeiras, piscinas naturais, grutas, trilhas, animais e vegetação exuberante completam o paraíso.

Para entrar no Santuário é cobrada uma pequena taxa de visitação, crianças de até seis anos estão isentas da cobrança, idosos tem desconto de 50%. O horário de visitação é de 8h às 17h, porém a entrada no Santuário só é permitida até às 15h30.

Na hora que bater aquela fome o visitante pode apreciar uma autentica comida mineira no restaurante do Santuário, que oferece self-service sem balança, e sobremesas típicas, como doce de leite e figo em calda. Para quem prefere apenas um lanche rápido há a opção de lanchonete.

As trilhas existentes no parque levam a piscinas naturais e cachoeiras, algumas bem pertinho. Partindo da sede, os visitantes seguem por uma reta de 2 km que leva até a Cascatinha, com piscinas para banho. Outra trilha de 2,5 km leva ao Banho do Belchior, corredeira entre pedras. A 1,5 km da sede, uma estradinha segue até a “piscina”, área aberta com lago de água natural, quiosques e churrasqueiras. A 3 km da sede está a Cachoeira Taboões, com queda-d’água baixa.

Para chegar à Cascatona, sequência de quedas d’água com 80 m de desnível, são 6 km (duas horas de ida).

Quem quiser estender a diversão e ver de perto os lobos-guará, que aparecem durante a noite no adro da igreja para receber comida dos padres, pode se hospedar na pousada que fica dentro do Santuário. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus