Viagem & Gastronomia

26/03/2017 Lavras Novas, um lugar para conhecer e voltar sempre

Localizada a apenas 117 km de Belo Horizonte e a 17 km de Ouro Preto, está Lavras Novas. Lugar tranquilo com pouco mais de 1.500 habitantes e natureza exuberante. Aos adeptos dos esportes radicais, Lavras oferece diversos encantos, como cachoeiras, trilhas e a belíssima Serra do Trovão.

O distrito, que pertence a Ouro Preto, faz com que você tenha a sensação de voltar no tempo, com casas que preservam detalhes do século XVII, a religiosidade forte dos moradores, animais soltos pelas ruas e a tranquilidade de um lugar onde o tempo parece demorar mais a passar.

Antes de pegar a estrada deve-se ficar atento a alguns detalhes: o lugar é frio! E muito frio no inverno! Leve bastante agasalho. Abasteça, você não deve usar muito o carro por lá, mas é melhor prevenir, lá não tem postos de combustíveis. Leve alguns remedinhos básicos, porque também não tem farmácia e nem posto de saúde.

Onde se hospedar

Nos finais de semana, o cenário bucólico do lugar se transforma, e Lavras é invadida por turistas, que lotam as dezenas de pousadas que oferecem ótimas acomodações com preços para todos os bolsos. Quem preza pela qualidade nos serviços, mas prefere uma opção mais econômica, recomendamos a pousada Vila do Campo, que conta com charmosos chalés com varandas e redes para você descansar enquanto aprecia a bela vista da Serra do Trovão.

Os chalés são amplos e em estilo rústico, mas sem perder o aconchego. Eles são equipados com frigobar e TV. As camas são confortáveis e a roupa de cama e banho de boa qualidade.

Para começar bem o dia, a pousada serve um farto café da manhã, com o que há de melhor da culinária local e mineira. Tem pão de queijo, bolos, chás, café, biscoitos, geleias, sucos, frutas e dezenas de quitutes só encontrados no estado.

Dica. Antes de pegar a estrada é recomendado que você faça uma reserva prévia, porque a pousada costuma ficar lotada nos finais de semana e feriados.

Comer e beber

Opções para comer e beber em Lavras Novas também não faltam. E como a hospedagem, tem para todos os bolsos e gostos. Há self-service com comida mineira a preços bastante justos, restaurante italiano com massas frescas e uma deliciosa pizza, restaurantes mais sofisticados com cardápio à la carte e preços mais salgados, bares para curtir uma boa música ao vivo durante o dia e o famoso Bistrô Mariazica, que serve deliciosos doces, bolos (o de laranja é um espetáculo), sanduíches, cafés e um chocolate quente para aquecer a alma nos dias e noites frias, que em Lavras Novas são muito frias!

Artesanato

Quem visita Lavras Novas não pode deixar de dar uma passadinha nos ateliers dos artistas locais. É possível encontrar peças em cerâmica, madeira de demolição, barro, ferro e taquara.

Diversão e natureza

Se você gosta de natureza Lavras Novas é o lugar certo. São muitas cachoeiras, a algumas você consegue chegar só, a outras só com auxílio de guias. Se a opção é desbravar a região por sua conta e risco, após uma caminhada de aproximadamente 15 minutos chega na Cachoeira do Pocinho. Para isto tenha como referência a Pousada Palavras Novas. Procure uma pequena porteira, ali é o início da trilha.

Um passeio pelo Mirante da Pedra, onde se tem uma linda vista das montanhas da região, também é uma ótima pedida. Siga pela rua principal, quando acabar o calçamento continue por mais uns 10 minutos e você chegou.

O passeio de quadriciclo é imperdível, e vai colocar uma dose de emoção na viagem. Lembrando que para você conduzir deve ser habilitado. O passeio acontece acompanhado de um guia que vai orientando e apresentando os lugares aos visitantes.

Com um pôr do sol de tirar o fôlego, é um lugar que com certeza vale a pena conhecer e voltar sempre!

Lavras Novas, um lugar para conhecer e voltar sempre
Lavras Novas, um lugar para conhecer e voltar sempre
Lavras Novas, um lugar para conhecer e voltar sempre
Lavras Novas, um lugar para conhecer e voltar sempre
Lavras Novas, um lugar para conhecer e voltar sempre
© 2021 Última Notícia . By Mediaplus