Gerais

24/03/2017 Rômel Erwin é destituído da presidência da Usiminas e Sérgio Leite reassume cargo

Pas­sa­dos 20 dias do fes­te­ja­do anún­cio do acor­do fir­ma­do en­tre a Usi­mi­nas e o gru­po ja­po­nês Su­mi­to­mo, só­cio da si­de­rúr­gi­ca na Mi­ne­ra­ção Usi­mi­nas e que re­for­çou o cai­xa da com­pa­nhia nu­ma eta­pa es­sen­cial do seu pro­gra­ma de rees­tru­tu­ra­ção, ou­tra re­vi­ra­vol­ta sa­co­de a em­pre­sa: a des­ti­tui­ção de Rô­mel Erwin de Sou­za da pre­si­dên­cia.

Pe­la se­gun­da vez ele é re­ti­ra­do do car­go, por de­ci­são to­ma­da on­tem em reu­nião ex­traor­di­ná­ria do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção. A dan­ça da prin­ci­pal ca­dei­ra da di­re­to­ria traz de vol­ta o exe­cu­ti­vo Sér­gio Lei­te de An­dra­de, atual vi­ce-pre­si­den­te co­mer­cial e que ha­via cum­pri­do pou­co mais de qua­tro me­ses na pre­si­dên­cia em 2016, do fim de maio ao co­me­ço de ou­tu­bro.

O no­vo re­vés con­fir­ma a ten­são cons­tan­te vi­vi­da pe­la Usi­mi­nas nos úl­ti­mos dois anos e meio do con­fli­to ju­di­cial en­tre os prin­ci­pais acio­nis­tas da si­de­rúr­gi­ca – o gru­po ja­po­nês Ni­ppon Steel & Su­mi­to­mo Me­tal Cor­po­ra­tion, e o con­glo­me­ra­do Ter­nium/Te­chint.

Em­pre­ga­dos de car­rei­ra, Rô­mel Sou­za e Sér­gio Lei­te são os ho­mens de con­fian­ça dos só­cios, o pri­mei­ro in­di­ca­do da Ni­ppon, e o se­gun­do, da Ter­nium. Nes­te ano, as duas com­pa­nhias en­saia­ram ten­ta­ti­vas de con­ci­lia­ção, sem su­ces­so.

Fa­to re­le­van­te di­vul­ga­do pe­la Usi­mi­nas no co­me­ço da noi­te in­for­mou que, por maio­ria de vo­tos do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção, foi apro­va­da a elei­ção de Sér­gio Lei­te.

O pla­car da reu­nião do con­se­lho da si­de­rúr­gi­ca cra­vou se­te vo­tos fa­vo­rá­veis à tro­ca do pre­si­den­te, dos quais três da­dos pe­los re­pre­sen­tan­tes da Ter­nium, dois pe­la Com­pa­nhia Si­de­rúr­gi­ca Na­cio­nal (CSN), um dos acio­nis­tas mi­no­ri­tá­rios e ou­tro dos fun­cio­ná­rios.

Os con­se­lhei­ros da Ni­ppon e da Pre­vi so­ma­ram três vo­tos con­trá­rios ao afas­ta­men­to de Rô­mel Sou­za. Ni­ppon e Ter­nium não se ma­ni­fes­ta­ram so­bre o mais no­vo ca­pí­tu­lo da no­ve­la em que se trans­for­mou a dis­pu­ta so­cie­tá­ria. (EM)

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus