Política

24/03/2017 Residencial Planalto volta a ser assunto em reunião na Câmara de Monlevade

A situação das casas que tiveram que ser desocupadas no residencial Planalto voltou a ser assunto na reunião da Câmara Municipal do dia 22. Os vereadores Guilherme Nasser (PSDB) e Belmar Diniz (PT) levantaram a questão e cobraram da Caixa Econômica Federal, responsável pelo empreendimento, um posicionamento oficial. Isso porque no fim do ano passado foi cumprido um mandado judicial pela Polícia Militar para a saída dos moradores que invadiram algumas das casas. Mas segundo Belmar, desde a saída desses moradores não houve mais nenhum prosseguimento da ação. “Os donos dos imóveis não foram notificados. A Caixa está fazendo vista grossa dos fatos”, disse. Por fim, Belmar sugeriu à Comissão de Habitação da Câmara para acompanhar de perto a situação.

Guilherme endossou o discurso de Belmar. “A Caixa precisa tomar com urgência providências quanto aos problemas encontrados no Planalto”, disse. Ainda referente ao bairro, Nasser destacou que moradores de lá e do Nova Monlevade não contam com o serviço dos Correios. “Os moradores ficam prejudicados, pois não recebem correspondências e, assim, as contas básicas como luz e água são pagas com atraso, causando prejuízo”, disse Guilherme. O vereador ainda pediu para que a empresa Enscon Viação amplie a rota da linha 43, a fim de melhor atender os moradores dos bairros citados.

Outro assunto discutido durante a reunião foi o evento ocorrido no último fim de semana, no parque do Areão. Segundo Belmar, o lixo deixado começou a ser recolhido na manhã de quarta-feira pelos próprios moradores do entorno. “Os banheiros estão depredados e existem outras falhas. É preciso criar contrapartidas aos produtores de eventos determinando que os mesmos deixem o local em perfeita condição de uso ou então que se ache uma maneira de recolher impostos dos mesmos”, sugeriu.

O vereador Toninho Eletricista (PHS) também falou sobre o evento. Ele criticou que as lâmpadas do Parque do Areão ficaram acesas durante o dia e disse ter comunicado o Executivo sobre o fato. O vereador lamentou, ainda, o uso de ruas no entorno do parque serem utilizadas como estacionamento pago. “Isso pode gerar processo por improbidade administrativa pelo fato de se utilizar de bem público de maneira ilegal”, alertou o vereador.

Situação da obra no bairro Areia Preta preocupa

Ainda durante a reunião, Thiago Titó (PDT) teceu duras críticas à obra realizada no bairro Areia Preta, onde parte da pista cedeu há quatro anos. Segundo ele, o serviço realizado há cinco meses já apresenta trincas em alguns pontos e também buracos. “A Prefeitura comunicou a ArcelorMittal sobre a situação e a empresa fez contato com a Soergel, responsável pela obra, solicitando os devidos reparos na via, já que a obra ainda está no prazo de garantia”, disse. A Soergel garantiu que fará os reparos nos próximos dias. “O município não pode ficar à mercê de obras públicas em que as empresas responsáveis não realizam um serviço de qualidade”, relatou.

Outro que fez alerta sobre a infraestrutura em João Monlevade foi o vereador Gentil Bicalho (PT). Ele disse que existe uma alta demanda por vagas em creches do município, mas a capacidade nas instituições não é suficiente para atender a todos. O petista informou que a Comissão de Educação da Câmara, da qual ele é membro, vai se reunir amanhã, dia 24, às 10h, para discutir o assunto e buscar uma solução para o caso.

Sistema de Inspeção Municipal também é lembrado

O presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), também fez uso da palavra. Ele comentou sobre a Operação “Carne Fraca”, realizada pela Polícia Federal, e citou que em reunião realizada na última terça-feira na sede da Amepi, 13 municípios demonstraram interesse em fazer parte do consórcio para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a nível regional. “Isso é um grande avanço. Com o SIM devidamente regularizado, será possível oferecer aos consumidores produtos de origem animal de qualidade”, explicou Djalma. O presidente da Câmara ainda lembrou do Dia Mundial da Água, comemorado ontem, e destacou que a preocupação com a água e com o meio ambiente como um todo deve ser constante.

A limpeza pública também foi alvo de crítica dos vereadores. Tonhão (PPS) disse que a empresa contratada para fazer o serviço tem deixado resíduos próximos a bueiros, fazendo com que o mesmo caia na rede pluvial, entupindo as bocas de lobo e causando transtornos a todos. “O secretário de Serviços Urbanos não está acompanhando de perto o serviço. A prefeita Simone Carvalho está empenhada na questão da limpeza pública e está trabalhando para que o serviço seja feito de forma adequada”, ressaltou. A fala dele foi reforçada por Guilherme Nasser, que pediu que a área do Velório Municipal, no bairro José de Alencar, seja limpa urgentemente.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus