Cidades

23/03/2017 Ipatinga aperta o cerco no combate às drogas

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Sebastião Quintão recebeu em seu gabinete a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Patrícia Magalhães Rocha, e seu chefe de Gabinete, Luciano Pinheiro. Eles vieram discutir parceria com o município para implementação de ações integradas de política contra as drogas na cidade dentro do programa “Minas Acolhe”. Ipatinga é uma das 12 cidades mineiras que terão este programa.

Da Prefeitura, participaram ainda da reunião o titular da Secretaria Executiva, Paulo Sérgio Julião, e representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Outras autoridades representaram as Superintendências Regionais de Saúde e de Educação e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales). O encontro teve ainda as presenças dos vereadores Ademir Cláudio e Paulo Reis; o tenente Geraldino, da 82ª Companhia de Polícia Militar, e o delegado Regional de Polícia Civil, Helton Cota.

Ficou agendado para a penúltima semana de maio, possivelmente entre os dias 22 e 26, a realização de várias ações visando reduzir a oferta de crack e outras drogas ilícitas e também a repressão ao tráfico. Haverá uma maratona de prevenção nas escolas, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio. Paralelamente, devem ser realizadas também ações pontuais produzidas por uma equipe multidisciplinar, além de um seminário regional sobre o assunto.

Segundo Patrícia Magalhães, Ipatinga foi escolhida para o programa após um mapeamento dos índices de criminalidade associados ao uso de crack e outras substâncias ilícitas no Estado de Minas Gerais. Ainda, por meio do Programa Federal “Crack, é possível vencer”, que em 2012 foi pactuado em algumas Regiões de Segurança Pública (RISPs), entre elas a do município. Como o programa não foi totalmente executado, estão sendo implantadas agora as ações do “Minas Acolhe”.

Foi amplamente debatido também durante a reunião desta quarta-feira a realização, em maio, de cursos de capacitação dos profissionais das diversas áreas que irão trabalhar com os usuários de drogas. As instruções são baseadas no eixo “Autoridades nas Cenas de Uso" e o Programa de Abordagem Regionalizada (PAR), que orienta ações de abordagem, sensibilização, direcionamento e acolhimento das pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas.

PREVENÇÃO
“Temos que ter um olhar diferenciado e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para socorrer aqueles que sofrem e também fazem suas famílias sofrerem com os abusos das drogas. São necessárias políticas públicas específicas, que façam o atendimento adequado caso a caso. Trabalhar com a conscientização de nossos estudantes também é de fundamental importância. É prevenção. Estaremos evitando um problema antes que ele se instale”, ponderou o prefeito Sebastião Quintão.

Foi discutida ainda a possibilidade de o município criar um Comitê Gestor Municipal para montar ações inter-relacionadas de uma rede no enfrentamento às drogas.

“Durante uma semana, em maio, pretendemos realizar em Ipatinga diversas ações simultâneas. Depois disso, o município vai dar continuidade às ações. Também estamos sugerindo a reativação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e a realização da Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas”, informou a Subsecretária. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus