Cidades

23/03/2017 Alunos das escolas municipais de Timóteo visitam Circuito da Água

Em Timóteo, as atividades alusivas à data comemorativa ambiental do Dia Mundial da Água iniciaram no dia 20 com a abertura do Circuito da Água, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Oikós da Aperam, que contemplará os alunos do 6º ano das escolas municipais. A visitação ao circuito foi iniciada pelos alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado.

O roteiro ambiental prossegue até o dia 24 de março, e abrange ainda as escolas municipais, IMETT, Limoeiro e Novo Tempo, no total de 21 turmas, totalizando cerca de 500 alunos. A atividade desenvolvida visa fortalecer o conteúdo programático Ciclo da Água trabalhado nesta série escolar.

Os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (Fundação Aperam Acesita e Prefeitura Municipal de Timóteo, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, Rede Ambiental Verde Vida e Cemig) estruturaram a visita, proporcionando aos alunos de forma dinâmica, presencial e participativa a importância da responsabilidade de cada um na adoção de hábitos cotidianos para a sustentabilidade desse recurso natural.

Durante a atividade, os alunos puderam assistir vídeos educativos, participar de oficina do ciclo da água, exposição dos desenhos sobre a temática, visualizar e refletir os processos de uso da água na maquete da bacia hidrográfica. Através da maquete foram abordados os assuntos de formação das nascentes, importância das chuvas, uso da água, topos de morro, ciclo da água, ambientes urbanos e rurais, resíduos sólidos e rios que banham Timóteo. O Circuito da água encerrou com a trilha no remanescente da mata atlântica, proporcionando uma percepção ambiental marcante a todos.

Na programação do Dia Mundial da Água, está sendo oferecido o curso de recuperação de nascente, numa parceria da Fundação Aperam Acesita e SENAR, com apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo e Corpo de Bombeiros Militar. Realizado também no CEA Oikós, o curso, que iniciou no dia 20, prossegue até o dia até o dia 22.

Outras atividades aconteceram no município marcando a data: no dia 21, às 19h, haverá palestra sobre Pescaria na Bacia do Rio Doce, na Escola Estadual João Cotta Barcelos, no Distrito de Cachoeira do Vale; dia 22, às 9h, Blitz Educativa na avenida Acesita, bairro Primavera (próximo ao quartel da PM); No dia 29, 7h,haverá visita a nascente com alunos da Escola Municipal Professora Maria Aparecida Martins Prado; e a programação finalizará com a Noite Astronômica no dia 1º de abril, as 18h, no CEFET.

Informações sobre a programação através dos telefones 3847-4786 (Meio Ambiente PMT) ou 3849-1101 (CEA Oikós). 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus