Cidades

22/03/2017 HNSD realiza primeira cirurgia oncológica pelo SUS

Em dezembro de 2016, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) foi credenciado pelo Governo Federal a realizar atendimentos em oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de um período de adequação do serviço, o hospital realizou na sexta-feira, 03 de março, a primeira cirurgia oncológica em suas dependências.

A primeira paciente do novo serviço do HNSD foi uma mulher de 64 anos, natural e residente em Itabira. Ela foi submetida a uma Ileocolectomia – uma intervenção para a retirada de parte do intestino. O médico responsável pelo procedimento foi o cirurgião Manoel Uberi. “Ótima evolução. A paciente já recebeu alta e foi liberada para a casa dela, onde segue continuidade do tratamento em caráter ambulatorial”, explica.

O início dos atendimentos oncológicos via SUS é um marco para o sistema de saúde de Itabira. Pacientes que precisavam recorrer a outras cidades para realizar os seus tratamentos, agora podem encontrar o serviço próximo de suas casas, o que torna o tratamento mais humano. Além disso, o HNSD se consolida como referência regional em saúde.

“Essa cirurgia representa um marco com o efetivo credenciamento e o reconhecimento público do HNSD como referência regional em oncologia. Isso envolve uma série de esforços e de recursos aplicados que resultarão indubitavelmente numa substancial melhora assistencial ao paciente SUS oncológico em Itabira e região, sob todos os aspectos do tratamento”, destaca Manoel Uberi.

História

O HNSD reivindica o atendimento oncológico há alguns anos. Em 2016, as negociações ocorreram de maneira decisiva para que o Governo Federal autorizasse o serviço e destinasse os recursos necessários para o custeio.

Em setembro passado, o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, e representantes da mesa administrativa e do corpo clínico da instituição se reuniram em Brasília com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir o credenciamento do setor de oncologia do hospital para pacientes SUS e pedir celeridade no processo.

Na ocasião, a comitiva itabirana recebeu a garantia de que o serviço de média e alta complexidade seria autorizado no município. O credenciamento acabou sendo anunciado nos últimos dias de dezembro, o que permitiu o início dos atendimentos nos primeiros meses de 2017.

“Isso foi uma grande vitória para a população de Itabira e região, uma vez que podemos oferecer uma assistência humanizada ao paciente com câncer e seus familiares, além de auxiliá-los a identificar fontes de ajuda, que podem estar dentro ou fora da própria família; fornecer informações e esclarecer suas percepções; ajudá-los na busca de soluções dos problemas relacionados ao tratamento; instrumentalizá-los para que tomem decisões sobre o tratamento proposto; e levar ao desempenho de ações de autocuidado, dentro de suas possibilidades”, ressalta Vaquimar Vaz.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus