Educação

24/02/2017 Escolas da rede estadual se organizam para início das atividades da Educação Integral

As escolas da rede estadual de ensino já estão se organizando para iniciar a oferta da Educação Integral em 2017. Nos dias 23 e 24 de fevereiro e 02 e 03 de março, as escolas que apresentaram interesse em participar da Política Estadual de Educação Integral e Integrada realizarão o processo de designação para contratação de profissionais para atuar como Professor Coordenador, Professor Orientador de Estudo, Professor de Oficinas e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

“Nós tivemos uma inscrição específica para Educação Integral e todo o processo será presencial. O comporta foi pensado a partir da busca da sustentabilidade dessa política. Levamos em consideração o número de turmas de cada escola, número de estudantes e o que é possível em relação à oferta de macrocampos”, destaca a Coordenadora Geral da Política Estadual de Educação Integral e Integrada, Rogéria Freire de Figueiredo.

O objetivo da Secretaria é iniciar as atividades no dia 06 de março para aquelas escolas que já haviam demonstrado interesse em participar da Política ou que fizeram a adesão ao Programa Novo Mais Educação, do Governo Federal, em 2016. As demais escolas poderão ainda iniciar as atividades no dia 17 de abril. A Coordenação Geral da Política Estadual de Educação Integral e Integrada estuda ainda a possibilidade de abertura de uma terceira data para início das ações, de forma a englobar aquelas escolas que tiveram dificuldade do decorrer do processo.

No ano de 2017, o processo de enturmação no SIMADE e de designação de professores será acompanhado, sistematicamente, pela Secretaria. Foram elaborados dois ofícios, que somados às resoluções vigentes relativas ao processo de inscrição e designação auxiliarão na orientação às escolas e Superintendências Regionais de Ensino. A Coordenação produziu também uma nova versão do Documento Orientador, que auxilia as escolas na gestão da Política, sua estruturação e no fazer pedagógico das atividades.

“Todas as escolas vão organizar seu processo de designação com base nas orientações e todo o processo será acompanhado pela Coordenação Geral da Política Estadual de Educação Integral e Integrada. O nosso objetivo é aprimorar o processo de modo a ter um profissional com perfil e plano de trabalho mais adequados à nossa política”, conclui Rogéria.

Videoconferência
Na última segunda-feira (20) foi realizada uma videoconferência com as 47 Superintendências Regionais de Ensino para esclarecer possíveis dúvidas em relação ao processo de designação e ao funcionamento da Política em 2017.

A melhoria do processo de organização e orientação das escolas e regionais em 2017 visa garantir uma educação de qualidade para os estudantes mineiros e a institucionalização da educação integral e integrada no estado de Minas Gerais.

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