Cidades

23/02/2017 Prefeitura de Ipatinga estuda prêmios para o desempenho nas escolas municipais

Em reunião que se estendeu durante todo o dia, a Secretaria de Educação de Ipatinga realizou na terça-feira (21) um novo encontro de alinhamento de metas com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Durante o evento, que aconteceu de 8h as 17h nas dependências da Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), foi apresentado o programa educacional que deverá ser implantado na rede, que se fundamenta em quatro pilares: competência, liberdade, democracia e humanismo.

A nova gestão identifica a necessidade de promover um avanço qualitativo e quantitativo na educação pública do município, e adianta que deseja estreitar o relacionamento da comunidade com as instituições de ensino e a própria Secretaria.

Para a gerente Pedagógica da SME, Maria do Carmo Silva Melo, “é extremamente importante para nós estabelecer uma inter-relação entre o trabalho pedagógico proposto nas escolas e as expectativas dos alunos e da comunidade em cumprir a meta proposta. Assim vamos beneficiar a todos e consequentemente despertar um interesse maior do estudante nas atividades em que ele tem mais habilidade”, raciocina.

PRÊMIO AO DESEMPENHO
O novo programa educacional prevê que as escolas sejam premiadas por desempenho, através de um sistema de reconhecimento dos resultados baseado em avaliações internas e externas. Mais: pretende capacitar professores e servidores das escolas, garantir que os alunos com necessidades educativas especiais sejam beneficiados com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na busca de uma educação humanizadora. Além de elaborar novas diretrizes para o Termo de Compromisso de Gestão (TCG), agora pactuado com as metas das avaliações internas e externas estabelecidas pela Secretaria.

O vice-prefeito e secretário de Educação Jésus Nascimento propõe premiar ações coletivas e/ou individuais das equipes das escolas municipais, incentivando a participação de todos os segmentos envolvidos na tomada de decisões, “para assegurar mais eficiência ao trabalho administrativo e pedagógico”.

PALESTRA MOTIVACIONAL
Como parte da programação, o evento contou com palestra ministrada pelo professor João Bosco Araújo, que ressaltou a importância da liderança e motivação nas atividades de ensino, resultando também em maior aprendizagem na prática docente.

Ainda durante o evento, foram apresentadas as funções desempenhadas pelos profissionais dirigentes de diversos setores na Secretaria de Educação.

Além do diretor Pedagógico da SME, professor Sebastião Silveira, e da diretora Administrativa da repartição, Ana Santos, estiveram presentes como convidados o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano; o secretário da Administração, Régis Carlos e o secretário Executivo, Paulo Sérgio Julião.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus