Cidades

20/01/2017 Prefeitura de Ipatinga abre 16 Unidades de Saúde neste sábado para vacinação

Conforme confirmou nesta quinta-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ipatinga abrirá 16 das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município neste sábado (21) para ampliar a vacinação contra a Febre Amarela na cidade. As únicas unidades que não funcionam são as do Planalto, Nova Esperança, Vila Formosa e Bom Jardim II. A ação terá ainda a parceria da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que realizará o bloqueio vacinal em sua unidade no bairro Canaã. O atendimento à população terá início às 8h. Será obrigatória a apresentação da Carteira de Identidade e Cartão de Vacinação.

A secretária de Saúde do município, Kátia Barbalho, informou que mais de 80 mil doses de vacinas contra a Febre Amarela já foram asseguradas pela Prefeitura de Ipatinga junto à Superintendência Regional de Saúde (SRS). Elas estão sendo distribuídas à população desde 2 de janeiro.

“Mesmo Ipatinga não sendo considerada, pela Secretaria de Estado de Saúde, uma cidade com surto da doença, a palavra de ordem é garantir a proteção das pessoas que não estão imunizadas, trabalhando em vigilância, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, disse a secretária.

A previsão é de que até esta sexta-feira (20) já estejam vacinadas todas as pessoas que moram na zona rural e que não estavam imunizadas. São alcançados os moradores das localidades de Tribuna, Ipaneminha, Ipanemão, Barra Alegre e Pedra Branca. Nesta estratégia, são parceiros da Prefeitura de Ipatinga o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO
Unidade de Saúde do Bethânia I e II
Av. Alberto Giovannini, s/n

Unidade de Saúde do Veneza
Rua Mangaratiba, nº 160

Unidade de Saúde do Bom Jardim
Rua Rosa Branca, s/n

Unidade de Saúde do Iguaçu
Avenida José Rosa da Silva, nº 286

Unidade de Saúde da Vila Celeste
Avenida Forquilha, nº 910

Unidade de Saúde do Esperança I
Avenida Orquídea, nº 100

Unidade de Saúde do Barra Alegre
Av. Francisco Rodrigues, nº 240

Unidade de Saúde do Bom Retiro
Rua Gaspar Lemos, s/n

Unidade de Saúde do Canaã
Rua Maná, nº 151

Unidade de Saúde do Caravelas
Rua Itajaí, nº 385

Unidade de Saúde do Cidade Nobre
Av. Monteiro Lobato, nº 826

Unidade de Saúde do Jardim Panorama
Rua Vitória, nº 85

Unidade de Saúde do Limoeiro
Av. Olívia Luzia da Silva, nº 300

Unidade de Saúde do Vale do Sol
Rua Maria Antonieta da Silveira, nº 180

Unidade de Saúde da Vila Militar
Av. José Assis Vasconcelos, nº 652

Unidade Avançada da Fundação São Francisco Xavier
Avenida Minas Gerais, nº 337, Canaã

QUEM DEVE SE VACINAR
> Crianças que residem na cidade de Ipatinga devem ser vacinadas a partir dos nove meses de idade, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
> Pessoas com 60 anos ou mais que já receberam uma dose da vacina anteriormente (em qualquer fase da vida) não precisam de avaliação criteriosa para receberem a segunda dose. Em caso de nenhuma dose tomada, o idoso será vacinado somente a partir de avaliação médica.
> Pessoas que receberam as duas doses da vacina já estão imunizadas contra a doença, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde.
> Viajantes com deslocamento para as áreas com recomendação de vacinação devem ficar atentos - a dose deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias da data da viagem.
Cartão em mãos
Para receber a dose da vacina, o cidadão deverá procurar a Unidade de Saúde de sua referência, munido da sua Carteira de Identidade e seu cartão de vacinação. Caso não tenha o cartão de vacinação, o cidadão deverá apresentar documento de identidade para que seja consultado o histórico vacinal.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FEBRE AMARELA
Febre amarela é uma doença viral aguda. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias. Em algumas pessoas, no prazo de um dia após os sintomas melhorarem, a febre regressa juntamente com dores abdominais e as lesões no fígado provocam icterícia (síndrome de várias moléstias, caracterizada pela coloração amarela dos tecidos e das secreções orgânicas, resultante da presença anormal de pigmentos biliares). Quando isto ocorre, aumenta o risco de insuficiência renal.

A doença é transmitida pela picada de um mosquito fêmea infectado. A febre amarela infecta apenas seres humanos, outros primatas e várias espécies de mosquitos. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue, a febre Chicungunha e o Vírus Zika). Pode ser difícil distinguir a febre amarela de outras doenças, principalmente nos estágios iniciais. Para confirmar um caso suspeito é necessário analisar o sangue.

Desde 1942 a febre amarela era considerada erradicada em áreas urbanas do Brasil. Para que a situação se mantenha assim é fundamental o controle deste mosquito e a vacinação das pessoas que vivem em áreas endêmicas.

Está disponível uma vacina segura e eficaz. Entre outras medidas para prevenir a infecção está a diminuição da população dos mosquitos que a transmitem. O tratamento de pessoas infectadas destina-se a aliviar os sintomas, não existindo medidas específicas eficazes contra o vírus. A segunda fase da doença, mais grave, provoca a morte da metade das pessoas que não recebem tratamento.  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus