Saúde

20/01/2017 Em caso de imunização desnecessária, vacina contra a febre amarela pode causar reações adversas

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que até o momento (19), o município de Itabira não registrou casos de suspeita de febre amarela. 

Segundo informação de Thereza Cristina Oliveira Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, “não temos transmissão do vírus em Itabira, a situação está concentrada na região leste do estado, nas regionais de Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Manhumirim”, explicou. Nestas regionais foram notificados casos nos municípios de Caratinga, Entre Folhas, Imbé de Minas, Ipatinga, Inhapim, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, São Domingos das Dores, Água Boa, Alpercata, Alvarenga, Itanhomi, São Pedro do Suaçuí, Santa Rita do Itueto, São Sebastião do Maranhão, Ipanema, Simonésia, Frei Gaspar, Itambacuri, Ladainha, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni.

Sobre a vacinação de febre amarela, Thereza Andrade ressaltou que não há necessidade de pânico. “As pessoas não precisam desesperar. Não é uma vacina nova e ela sempre esteve na rede”, disse. No entanto, a superintendente pediu atenção da população para as contraindicações da vacina e do perigo da imunização desnecessária. “A vacina não é indicada para crianças menores de seis meses, portadores de imunodeficiências congênita ou adquirida, neoplasia maligna (câncer), pacientes infectados pelo vírus HIV com alterações imunológicas, pacientes que estejam submetidos à quimioterapia, radioterapia e corticoide em doses elevadas, gestantes – salvo em situações de risco de exposição; pessoas com histórico de urticária, sibilos, laringospasmo, edema de lábios, hipotensão e choque nas primeiras duas horas, depois da primeira dose da vacina ou da ingestão de ovo”, ressaltou Thereza. Ainda de acordo com ela, o Ministério da Saúde recomenda adiar a vacinação em lactantes, até que a criança complete seis meses de vida; na vigência de doenças febris graves, sobretudo para que seus sintomas não sejam confundidos com as possíveis reações de pós-vacinação e em pessoas pós-tratamento com imunossupressor ou com corticoides, adiar por três meses. “Já os pacientes com 60 anos ou mais, o médico deve avaliar os riscos e benefícios da vacina, levando em conta o risco da febre amarela e das possíveis reações pós-vacinação ou decorrentes de reações com outras enfermidades que o idoso já tenha, como diabetes, hipertensão, hepatite etc”, explicou.

A imunização desnecessária pode causar meningite asséptica, afirmou Thereza Andrade. “Estão sendo notificados uma enorme quantidade deste tipo de meningite na região de Governador Valadares, não é uma meningite causada por bactérias, mas pode levar a muitas complicações, como a síndrome de Guillain-Barré, por exemplo”.

 

Vacinação em Itabira

Segundo Thereza Andrade, hoje, o estoque de doses da vacina de febre amarela está “praticamente zerado” e a reposição será feita a partir da próxima segunda-feira (23/01). A vacina será oferecida em todas as unidades de saúde do município, conforme o calendário do Ministério da Saúde. “Iremos proceder com o mesmo esquema de sempre. Não é campanha e nem intensificação de imunização. É importante que as pessoas levem o cartão de vacina e entendam que quando o funcionário da unidade de saúde não indicar a vacinação é porque realmente há um critério a ser seguido e essa vacina pode levar a reações adversas”, ressaltou a superintendente. “O adulto jovem e o adulto acima de 60 anos, que é o idoso, podem ter reações graves. Não só de dor, mas também comprometimento neurológico, como casos de encefalite já registrado em outros locais onde há intensificação da vacina.

Segundo a SMS, a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera que apenas uma dose da vacina é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos. Fora do calendário, a vacina é indicada para as pessoas que receberam apenas uma dose antes de completar cinco anos de idade; pessoas a partir de cinco anos que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação e dose reforço após dez anos; pessoas a partir de 60 anos ou mais, apenas com avaliação médica.

Prevenção

A Prefeitura de Itabira, por meio da SMS, irá intensificar as ações educativas de mobilização social para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, “visando evitar a reurbanização da febre amarela no país”, afirmou Thereza Andrade. Ainda segundo ela, os profissionais de saúde do município receberão treinamento e informações sobre a doença, “é importante notificar e investigar oportunamente – em 24 horas – casos suspeitos”, finalizou a superintendente.

 

Curta nossa página no Facebook

 

 

 

 

 

 

 



 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus