Cidades

18/01/2017 Barão de Cocais se organiza para o enfrentamento a Febre Amarela

Vigilância em Saúde vai oferecer a cada semana, vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.

Barão de Cocais está se mobilizando para enfrentar a febre amarela. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde, vai realizar junto ao sistema de vacinação de rotina a vacina contra a ‘Febre Amarela’ em todas ás Unidades Básicas de Saúde da cidade e também no Distrito de Cocais.

“...a cada semana um PSF estará com uma equipe realizando a vacinação de rotina da população, explica o secretário de saúde, Edson Adão dos Santos. A vigilância em saúde está de forma controlada providenciando as vacinas e todos com esquema vacinal incompletoserão imunizados, esclareceu o secretário.

“Não temos nenhum caso registrado no município e a vacinação é muito importante para se evitar uma epidemia”, explica Edson Adão. É necessário que o cidadão leve consigo quando for tomar a vacina seu cartão de vacinação para controle. Se caso ele estiver desatualizado, será feita a regularização”, acrescenta.

Wanildo Alves Lopes, Diretor Depart. de Vigilância em Saúde, comentou sobre a disponibilização das vacinas contra a Febre Amarela:

“...assim que o governo estadual ofertar as vacinas para as regionais, nosso município também vacinará toda á população, seguindo a norma técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Estamos aguardando ainda uma orientação da secretaria estadual para novas providências, disse. O governo está no momento disponibilizando vacinas para ás áreas de risco”, explicou.

SAIBA MAIS

De acordo com a nota técnica 02/2017, emitida em 13 de março 2017 pela secretaria de estado, pessoas a partir de 5 anos até 59 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completar 05(cinco) anos de idade, devem administrar um reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

-Pessoas acima de 5 anos que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Administrar a primeira dose da vacina e 01(um) reforço após 10 (dez) anos.

-Pessoas que possuem uma dose após 5 anos de idade devem fazer o reforço imediato, considerando dose válida (não é necessário aguardar o prazo de 10 anos da última dose).

-Aquelas pessoas que já receberam 02 (duas) doses da vacina, podem considerar-se vacinadas (protegidas).


Pessoas com 60 anos e mais:

-Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Se for residente em área de risco (zona rural), com ocorrência de epizootias e casos prováveis/confirmados de febre amarela, DEVEM receber uma dose com precaução e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos.

Obs: Esta regra é válida somente para ‘primovacinados’. Pessoas acima de 60 anos que já receberam uma dose da vacina anteriormente (em qualquer fase da vida) não precisam de avaliação criteriosa para receberem a segunda dose.

- Que já possuem uma dose da vacina: Aplicar mais uma dose.
- Que receberam 2 (duas) doses da vacina: Considerar vacinado.

A vacina deve ser tomada por todas as faixas etárias, com início nos 6 meses de idade. O reforço deve vir aos 9 meses e aos 4 anos. No caso de adultos, a vacina é administrada em duas doses, com intervalo de 10 anos.

Sintomas Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Mais informações: Sec. M. de Saúde / Vigilância em Saúde (31) 3837 7645
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus