Saúde

09/01/2017 SES-MG investiga casos suspeitos de febre hemorrágica em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) notificou ao Ministério da Saúde a suspeita de 12 casos de febre hemorrágica, com a ocorrência de cinco óbitos nos municípios de Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga e Imbé de Minas.

Dentre as doenças sob suspeita estão a febre amarela, dengue, leptospirose e febre maculosa. Os testes para o diagnóstico da doença estão sendo realizados no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Todos os municípios fazem parte da área de recomendação para vacinação, assim como todo o estado de Minas Gerais.

É importante destacar que o Ministério da Saúde recomenda às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, a vacinação contra a doença. Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O estado de Minas Gerais conta com 250 mil doses da vacina em seu estoque. As vacinas são fornecidas mensalmente pelo Ministério da Saúde e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas.
 

Leia também: Governo orienta população a tomar vacina contra febre amarela

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus