Cultura

08/11/2016 Professor Dadinho lança livro na Câmara Municipal no próximo dia 18

Primeiro volume da série ?Nossa Terra Nossa Gente? resgata história de João Monlevade e principais personagens do município

Resgatar a nossa história e valorizar os importantes personagens que a fizeram. Foi com este objetivo que Geraldo Eustáquio Ferreira, popularmente conhecido como professor Dadinho, escreveu a obra “Nossa Terra Nossa Gente”, cujo primeiro volume, intitulado “A Cidade, sua História, seus Símbolos, seus Ícones”, será lançado no próximo dia 18, na Câmara Municipal, às 18h30. O evento será aberto ao público.

Para apresentar a obra ao Poder Legislativo e ainda definir questões referentes ao seu lançamento, Dadinho reuniu-se com o presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), com a diretora administrativa, Kláudia Karuline Pereira Soares, com a assessora de Comunicação, Cíntia Araújo e com Francisco de Paula Santos, conhecido como Barcelona, que contribuiu com o projeto. Após conhecer a iniciativa, Djalma prontamente colocou a Câmara à disposição e reforçou o orgulho da Casa em ser parceira do escritor. “Tenho convicção do orgulho dos vereadores e servidores da Câmara em contribuir de alguma forma. Esta obra é uma oportunidade a todos nós de conhecermos nossas raízes e resgatarmos nossa história. A Casa do Povo jamais deixaria de apoiar esta iniciativa”, declarou Djalma.

Conforme destacado pelo autor, a obra teve sua origem nas crônicas publicadas por ele no extinto jornal Morro do Geo, do jornalista Marcelo Melo, no período de 2006 a 2012. “O livro não é uma mera repetição do que foi publicado, mas uma reedição aperfeiçoada e atualizada daquelas crônicas. Essas agora fazem parte de uma sistematização mais didática e inteligente que favorece a leitura e eventual consulta futura”, explicou Dadinho. Outro destaque feito pelo autor é que “Nossa Terra Nossa Gente” constitui-se de uma coletânea dividida em três volumes, sendo este primeiro que será lançado no Legislativo monlevadense. Os outros dois volumes são: ‘Conheça o Patrono de sua Rua’ e ‘Instituições, Eventos e Efemérides’. Dadinho explicou que estes últimos já se encontram em fase de revisão e serão publicados em 2017.

Personagens que construíram a cidade
Entre os personagens que têm suas histórias neste primeiro volume estão os ex-prefeitos Germin Loureiro (Bio), Lúcio Flávio Mesquita e Antônio Gonçalves. Há ainda os que fizeram história no ramo industrial, como Gaston Barbanson, um dos responsáveis pela escolha de João Monlevade como local para construção de uma usina siderúrgica, educadores marcantes como Luiz Prisco, Dona Nenela e Dona Petiche, e ainda Neide Roberto, cantora e maior expressão cultural do município. Ainda neste primeiro livro há os símbolos municipais, bem como o hino histórico. O livro poderá ser adquirido já na data de seu lançamento, pelo valor de R$30,00.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus